29 de out. de 2014

Os diversos rostos de Enigma | Aula particular de inglês com música


Aula particular de inglês com música

Chegamos à parte final de nossa grande viagem. Uma jornada por um mundo mágico, sensual, questionador e dinâmico. Caso não tenha lido os posts anteriores aqui no site do seu professor particular de inglês, recomendo que leia para que este se torne o complemento final. As partes 1, 2 e 3 de nossa grande viagem são respectivamente: ”Apague as luzes e respire fundo com Enigma”, “Descubra o que está além da realidade com Enigma” e ”Prepare-se para explorar o infinito com Enigma”

Pronto? Então vamos.


Sete vidas, muitos rostos

Após suas viagens internas e externas à mente do ser humano e do planeta Terra, Enigma encerra seu sexto álbum se despedindo da Via Láctea, porém uma dúvida fica no ar: a despedida significa que ele partirá para outra galáxia ou se trata de uma despedida antecipada, sabendo que em alguns bilhões de anos ela se colidirá com Andrômeda?

No início do novo disco, lançado em 2008, Seven Lives Many Faces (Sete Vidas Muitas Faces), ouvimos muitos versos sugerindo o número sete e, ao longo da primeira faixa, percebemos sons comuns aos que conhecemos em nossa natureza. Enigma está de volta à Terra!

Professor particular de inglês apresenta Seven Lives
Capa de Seven Lives Many Faces


Após pousar novamente em nosso planeta a faixa Seven Lives apresenta uma mistura de música clássica com batidas hip hop e implora em sua letra: “Show me who you are in these seven lives” (Mostre-me quem você é nestas sete vidas). O número sete é considerado em diversas culturas como um número mágico. Na bíblia é o número sagrado, a quantidade de dias que Deus levou para criar o mundo. O sétimo disco de Enigma segue um caminho parecido: é nele que toda a magia "das vidas anteriores” se mistura e se torna uma só.

Desde o início da carreira Enigma sempre foi um enigma. O rosto do criador e dos vocais nunca foi divulgado em nenhum encarte dos discos. Os diversos sons orgânicos de diversas partes do planeta e os sons sintetizados conferiram ao Enigma múltiplos estilos musicais.

Seven Lives Many Faces refaz o caminho de seus antecessores com um clima nostálgico, questionando, apresentando novas ideias e resumindo suas vidas. A faixa The Same Parents (Os mesmos pais) pergunta porque não podemos viver sem guerras se somos todos filhos dos mesmos pais e, remetendo à faixa “Third of its Kind” do terceiro álbum, Le Roi Est Mort, Vive Le Roi, concluímos que não só este, mas todos os álbuns que vieram depois também são filhos de MCMXC a.D e The Cross of Changes.

Em Touchness temos uma referência a Sadeness, cuja grafia não possui significado literal. Fata Morgana traz de volta batidas pesadas e o sensualismo. A dualidade mais uma vez é colocada em jogo em Hell’s Heaven (Paraíso do Inferno). La Puerta Del Cielo (A Porta do Céu), faixa de grande destaque do disco, remete à faixas com grande presença de vocais como as faixas ouvidas nos discos 2 e 3.

O clima do disco sofre uma mudança em Distorted Love (Amor Distorcido) e Je T’aime Till My Dying Day (Te Amarei até meu Último Dia) onde a melancolia toma conta. Estas duas faixas são pessoais, pois Michael Cretu havia se divorciado de Sandra.

Para fechar o disco temos a sequência Deja Vu, Between Generations (Entre Gerações) e The Language of Sound (A Linguagem do Som), três faixas que deixam explícito o fato de que a grande viagem não acabou. Ela está apenas recomeçando, assim como o ciclo mostrando em Return to Innocence.


Música Social

Seven Lives Many Faces parece ter sido o último disco de Enigma. Sua indicação de um recomeço a partir de MCMXC a.D parece ser um indício de que não haverá um oitavo disco. Porém, Enigma ainda existe e, em 2010, fez um grande projeto online chamado MMX - The Social Song.

Cantores do mundo todo foram convidados para gravar e enviar vocais para Enigma. Os vocais passaram por uma votação pública para definir quais deles entrariam para a música final. Michael Cretu propôs outra votação para definir as batidas da música. Como resultado tivemos a primeira música feita de forma colaborativa por pessoas de todo o planeta e, entre os vocais escolhidos está os de Mark Joshua, um brasileiro!

Professor particular de inglês apresenta MMX
Capa de MMX - The Social Song


A criação da capa do single e do video também foi colaborativa. O resultado você vê aqui:



Boa noite, esta é a voz de Enigma

Após toda esta viagem fantástica de vinte anos, o ciclo recomeça. A cada vez que ouvimos novamente os discos de Enigma reparamos em sons que não havíamos percebido antes, percebemos significados que pareciam escondidos e fazemos uma viagem totalmente nova.

Pronto para começar tudo mais uma vez?
Nenhum comentário:
Postar um comentário