19 de out. de 2014

A natureza observada sob outro aspecto | Aula particular de inglês com arte

Aula particular de inglês com arte

Após o auge do impressionismo, vimos que houve um período conhecido como “crise impressionista” e que a partir daí alguns artistas buscaram abordagens diferentes para seus trabalhos. Uma das correntes artísticas que nasceram neste período foi a do neo-impressionismo com Seurat e Signac. Outra corrente é a que conheceremos hoje no site do seu professor particular de inglês: o Pós-impressionismo.


Um termo para diferentes estilos


O Pós-impressionismo é um termo que abrange um grande número de artistas cuja maioria é proveniente do impressionismo. No final de 1910 o crítico e pintor inglês Roger Fry (1866 - 1934) organizou uma exposição em Londres na Grafton Galleries com o intuito de mostrar aos ingleses as obras daqueles que se identificavam com o movimento impressionista. Entre estes artistas estavam: Paul Gauguin, Vincent Van Gogh, Paul Cézanne, Édouard Manet, Pablo Picasso e outros.

Após a crise impressionista alguns artistas transformaram o estilo e acabaram por criar novos estilos, utilizando novas técnicas. Os três principais artistas que melhor contiveram caractrísticas ainda ligadas ao impressionismo e, portanto, representam bem esta nova fase são: Cézanne (1839 - 1906), Van Gogh (1853 - 90) e Toulouse-Lautrec (1864 - 1901).


Recriando a natureza


Paul Cézanne aprendeu a observar a natureza enquanto estudava com o impressionista Camille Pissarro, porém seu ponto de observação não era o mesmo dos artistas daquele movimento. Cézanne não se interessava somente pelos efeitos da luz e pela qualidade efêmera do momento, mas sim pela estrutura da natureza. Em suas obras ele retrata a natureza como um todo, deixando de lado a perspectiva única, pois da mesma forma que nos movimentamos e formamos novas imagens em nossos olhos, a pintura também deveria captar e transmitir esta sensação de movimento.


Aula particular de inglês com arte | Monte Santa Vitória de Cézanne
Mont Sainte-Victoire, 1906, de Cézanne


Em 1895 Cézanne organizou uma exposição individual na galeria Ambroise Vollard em Paris. Exibiu 150 telas das quais artistas de diferentes estilos as apreciaram. Esta exposição foi fundamental para fortalecer novos estilos que vinham nascendo. A afirmação de Cézanne “trate a natureza em termos de suas formas geométricas da esfera, do cilindro e do cone” mostrou uma nova perspectiva na observação artística. O crítico inglês Clive Bell chegou a declarar que Cézanne era “o Cristóvão Colombo de um novo continente da forma”.

Outro pintor fortemente influenciado pelos impressionistas declarou: “Em vez de tentar reproduzir exatamente o que tenho diante de meus olhos, emprego a cor mais arbitrariamente, de modo a expressar-me com eficácia”. Van Gogh conheceu os principais impressionistas e chegou a experimentar a técnica divisionista, mas foi com suas pinceladas espiraladas e fortes que ficou conhecido, mesmo que somente após sua morte.


Aula particular de inglês com arte | Vinhedos Vermelhos em Arles
Vinhedos Vermelhos em Arles, 1888, de Van Gogh


Durante sua vida artística, Van Gogh, assim como Cezánne, estudou muito a natureza, mas suas obras não obtiveram sucesso. O único quadro que vendeu foi Vinhedos Vermelhos em Arles durante uma exposição do grupo Os Vinte. Van Gogh teve sua saúde mental deteriorada e, após uma desavença com Gauguin, chegou a cortar sua orelha esquerda.

A fama e o reconhecimento vieram após sua morte e seu estilo único se tornou altamente valorizado e serviu como grande inspiração para o fauvismo, o expressionismo e para os primeiros abstracionistas.

Ao contráro de Van Gogh, Toulouse-Lautrec fez bastante sucesso em sua época. Lautrec se inspirava principalmente em Degas e pintava cabarés (como o Moulin Rouge), teatros, circos e bordéis. Em suas pinturas também eram identificadas técnicas litográficas que aprendeu com o pintor nabi Pierre Bonnard. Lautrec também criou anúncios e cartazes. Seus traços também remetiam ao art nouveau e alguns temas se aproximavam do movimento decadentista.


Aula particular de inglês com arte | A dançarina Espanhola
A dançarina Espanhola, 1888, de Lautrec


Virada do século


Na virada do século o Pós-impressionismo foi divulgado na Rússia pelo grupo Mundo da Arte. Na Inglaterra Roger Fry realizou uma segunda Exposição Pós-impressionista onde incluiu obras russas de Mikhail Lariônov e Natália Goncharova (Valete de Ouros e Rionismo) e obras britânicas de Vanessa Bell, Spencer Gore, Duncan Grant, Whyndham Lewis (Vorticismo) e suas próprias. A maior parte destes artistas fazia parte do Grupo de Bloomsbury, do qual também pertenciam escritores como a irmã de Vanessa, Virginia Woolf.

Todos estes movimentos de arte são dados em forma de workshop na aula particular de inglês no Rio de Janeiro pelo professor Jesse Guelfi. Acompanhe o site, pois outros movimentos serão postados em breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário