7 de out. de 2014

Ouça as estruturas de Philip Glass | Aula particular de inglês com música

Aula particular de inglês com cultura

Se você já assistiu a filmes como Nosso Lar, As Horas, Beleza Americana ou O Ilusionista, você certamente já estará familiarizado com este artista. Philip Glass nasceu em 1937 em Baltimore, nos Estados Unidos, e ao longo de sua carreira compôs obras primas definindo um novo estilo de música que ele próprio denomina como um estilo com estruturas repetitivas, muitas vezes sendo chamado de minimalista pelos críticos.

Batendo na mesma tecla


As chamadas “estruturas repetitivas” de Philip Glass vão muito além de simples repetições de som que criam algo monótomo e irritante. Suas composições, apesar da simplicidade, contém muita riqueza de sons e detalhes que o tornam inigualável. Seu estilo é amplamente difundido desde os anos 60 em diversos tipos de trabalho, pois além de compor trilhas de grandes clássicos do cinema, Glass também é bastante reconhecido por suas operas, sinfonias e colaborações com diversos artistas, incluindo o camaleão David Bowie.


Aula particular de inglês com música | Philip Glass
Philip Glass




Multitalentoso, o músico foi o primeiro compositor a conseguir um grande público e uma grande exposição em casas de opera, concertos, cinema e inclusive em danceterias e músicas pop. Tudo isso simultaneamente!


A criação


Philip Glass estudou em Chicago e, posteriormente, se mudou para Europa onde teve aulas com a compositora Nadia Boulanger que, inclusive, deu aulas para diversos outros grandes músicos e produtores musicais do século XX, incluindo Quincy Jones, o responsável pelo debut solo de Michael Jackson e seus primeiros discos.
Em 1967 Glass voltou para os Estados Unidos e formou a Philip Glass Ensemble, um grupo com sete músicos nos teclados e diversas madeiras.


Aula particular de inglês com música | Philip Glass Ensemble
Ensaio da Philip Glass Ensemble


Conheça as obras


Em sua carreira, Glass já compôs mais de vinte operas, oito sinfonias, dois concertos e mais de quarenta e cinco trilhas para filmes. O seu professor particular de inglês é apaixonado pela música deste grande compositor e já o contemplou em duas apresentações: uma em Porto Alegre e outra em Londres.


Aula particular de inglês com música | Einstein on the Beach
Capa do disco contendo a opera Einstein on the Beach


Para conhecer suas obras, existe este interessante aplicativo* no site oficial de Philip Glass. Com ele você pode deslizar o mouse por sessenta obras e ouvi-las, ao mesmo tempo em que pode ler sobre elas e conhecer suas origens.

GLASS ENGINE

Aproveite!

*é necessário possuir Java e Quicktime instalados para poder utilizar o aplicativo e ouvir as músicas. Também é recomendado o uso de um dos seguintes navegadores: Internet Explorer, Firefox ou Safari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário