O movimento conhecido como Art Nouveau surgiu no final da década de 1880 e durou até a Primeira Guerra Mundial. Os artistas tiveram como objetivo criar uma arte verdadeiramente moderna que valorizava as linhas, fossem elas retas, onduladas ou abstratas.
Este assunto será abordado em dois posts aqui no blog do seu professor particular de inglês, sendo este sobre a origem, influências e características e o próximo sobre mais características e a conclusão.
Diversos nomes com um objetivo em comum
Apesar de moderno e de rejeitar o historicismo acadêmico do século XIX, o Art Nouveau também buscava inspiração em movimentos e estilos do passado, porém estes estilos eram os desconsiderados ou exóticos como a arte japonesa, céltica, saxônica e gótica. Também se faziam presentes elementos da natureza, uma vez que o tema havia deixado de ser romântico e se tornado científico graças às teorias de Darwin. Outra característica é que o movimento estava em sintonia com os outros de sua época como o neo-impressionismo, o simbolismo, o decadentismo e o pós-impressionismo.
A origem do movimento está no Arts and Crafts e na ideia de William Morris de que a arte decorativa e o artesanato deveriam se equiparar às belas artes em termos de reconhecimento e valor. São duas as principais tendências do Art Nouveau: uma com linhas assimétricas e sinuosas na França e Bélgica e outra mais retilínea e geométrica na Escócia e Áustria.
Duas formas de trabalhar as linhas
![]() |
Capa de Wren's City Churches e cadeira de Mackmurdo |
O estilo geométrico originou-se a partir dos Quatro de Glasgow (as irmãs Margaret Macdonald (1865 - 1933) e Frances Macdonald (1874 - 1945) e seus respectivos maridos Charles Mackintosh (1868 - 1928) e Hebert McNair (1870 - 1945). Dos quatro, Mackintosh foi quem mais se destacou exercendo grande influência na arquitetura e no design do século XX.
![]() |
Cadeiras de Mackintosh |
Graças ao grupo Os Vinte, o Art Nouveau cresceu rapidamente em Bruxelas e é de lá que dois dos principais expoentes do movimento surgem: Victor Horta (1861 - 1947), responsável pelas “chicotadas” que definem o estilo “Horta”, e Henry van de Velde (1863 - 1957), com seu estilo curvilíneo e abstrato. Van de Velde construiu e decorou sua própria casa com base na teoria de William Morris e utilizou todo o conceito do Art Nouveau.
![]() |
Interior da cada de Emile Tessel, feito com o estilo "horta" por Victor Horta |
![]() |
Casa de Henry van de Velde |
Assim, como em seu movimento de origem, o Arts and Crafts, o Art Nouveau englobava todos os tipos de arte e se destacou na arquitetura e nas artes gráficas.
Fiquem de olho aqui no site, pois continuaremos o assunto!