31 de out. de 2014

Origens e influências do Art Nouveau | Aula particular de inglês com arte


Aula particular de inglês com arte

O movimento conhecido como Art Nouveau surgiu no final da década de 1880 e durou até a Primeira Guerra Mundial. Os artistas tiveram como objetivo criar uma arte verdadeiramente moderna que valorizava as linhas, fossem elas retas, onduladas ou abstratas.

Este assunto será abordado em dois posts aqui no blog do seu professor particular de inglês, sendo este sobre a origem, influências e características e o próximo sobre mais características e a conclusão.



Diversos nomes com um objetivo em comum


Com abrangência internacional, o Art Nouveau teve diferentes nomes que variavam de acordo com o país. Por exemplo: Jugendstil na Alemanha, Modernisme na Catalunha, Sezessionstil na Áustria, Plaing Stijl e Style des Vingt pelo grupo Os Vinte na Bélgica, Stil’ Modern na Rússia e três nomes na Itália, Stile Nouille, Stile Flireale e Stile Liberty (referência a loja Liberty de Londres que ajudou a popularizar o movimento). O nome “oficial” vem da galeria La Maison de l’Art Nouveau em Paris.

Apesar de moderno e de rejeitar o historicismo acadêmico do século XIX, o Art Nouveau também buscava inspiração em movimentos e estilos do passado, porém estes estilos eram os desconsiderados ou exóticos como a arte japonesa, céltica, saxônica e gótica. Também se faziam presentes elementos da natureza, uma vez que o tema havia deixado de ser romântico e se tornado científico graças às teorias de Darwin. Outra característica é que o movimento estava em sintonia com os outros de sua época como o neo-impressionismo, o simbolismo, o decadentismo e o pós-impressionismo.

A origem do movimento está no Arts and Crafts e na ideia de William Morris de que a arte decorativa e o artesanato deveriam se equiparar às belas artes em termos de reconhecimento e valor. São duas as principais tendências do Art Nouveau: uma com linhas assimétricas e sinuosas na França e Bélgica e outra mais retilínea e geométrica na Escócia e Áustria.


Duas formas de trabalhar as linhas


Muitos dos designers da segunda geração do Arts and Crafts participaram da transição para o Art Nouveau. A cadeira de Arthur Mackmurdo e a capa do livro de Wren’s City Churches (1883) são os melhores exemplos da primeira fase do movimento com suas linhas alongadas, assimétricas, curvas e formas orgânicas e rítmicas.

Aula particular de inglês com arte | Mackmurdo - Art Nouveou
Capa de Wren's City Churches e cadeira de Mackmurdo


O estilo geométrico originou-se a partir dos Quatro de Glasgow (as irmãs Margaret Macdonald (1865 - 1933) e Frances Macdonald (1874 - 1945) e seus respectivos maridos Charles Mackintosh (1868 - 1928) e Hebert McNair (1870 - 1945). Dos quatro, Mackintosh foi quem mais se destacou exercendo grande influência na arquitetura e no design do século XX.

Aula particular de inglês com arte | Mackintosh
Cadeiras de Mackintosh


Graças ao grupo Os Vinte, o Art Nouveau cresceu rapidamente em Bruxelas e é de lá que dois dos principais expoentes do movimento surgem: Victor Horta (1861 - 1947), responsável pelas “chicotadas” que definem o estilo “Horta”, e Henry van de Velde (1863 - 1957), com seu estilo curvilíneo e abstrato. Van de Velde construiu e decorou sua própria casa com base na teoria de William Morris e utilizou todo o conceito do Art Nouveau.

Aula particular de inglês com arte | Victor Horta
Interior da cada de Emile Tessel, feito com o estilo "horta" por Victor Horta



Aula particular de inglês com arte | Van de Velde
Casa de Henry van de Velde


Assim, como em seu movimento de origem, o Arts and Crafts, o Art Nouveau englobava todos os tipos de arte e se destacou na arquitetura e nas artes gráficas.

Fiquem de olho aqui no site, pois continuaremos o assunto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário