27 de out. de 2014

Lições e Subversões | Aula particular de inglês com livros



Comunicação é uma área de estudos bastante vasta. Ao aprofundarmos um pouco nossos estudos neste campo nos deparamos com uma ciência chamada Semiótica. O post de hoje no site do seu professor particular de inglês é sobre o livro Lições e Subversões de Lucia Santaella, um dos maiores nomes relacionados à semiótica no Brasil.



É tudo uma questão de observação Lições e Subversões reúne diversos ensaios da autora que abrangem os campos dos hábitos, do olhar, da música, das redes, dos sentidos e dos gêneros. Estes ensaios estão repletos de conhecimento acadêmico, porém a linguagem da autora é tão sutil que os textos são facilmente compreendidos e absorvidos por todos os públicos.

 Aula particular de inglês com livros | Lições e Subversões
Capa do livro Lições e Subversões

Esta compilação de ensaios nos depara com temas óbvios, porém vistos com outros olhares, com outras perspectivas. Uma excelente maneira de tirarmos lições do cotidiano e aprendermos a observar cada momento de diferentes formas, tornando cada um deles único.

Interpretação dos signos 


A semiótica é a ciência que estuda os signos. De acordo com Charles Peirce, tudo que está ao redor do homem pode ser analisado de forma triádica (em três partes) e na semiótica temos basicamente três momentos: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade.

 Aula particular de inglês com livros | Pegada na areia
O que você vê?

  • A Primeiridade é aquilo que pode ser, aquilo que apresenta apenas suas qualidades sem a necessidade de análise. É aquele momento em que experimentamos algo pela primeira vez, sem julgamento, sem interpretação. Por exemplo, ao nos depararmos com uma imagem podemos descrevê-la como: “um pouco marrom com tons de preto e branco”. 
  • A Secundidade está relacionada ao mundo externo, quando relacionamos os elementos da primeiridade com algo que já conhecemos ou quando tentamos atribuir significados lógicos, materiais. Ao olharmos para a mesma imagem do exemplo anterior podemos descrevê-la como: A parte marrom representa um solo arenoso e os tons de preto e branco indicam sombra e relevo, uma depressão no solo arenoso. 
  • A Terceiridade é quando interpretamos e atribuímos um significado de forma imaginativa, algo que está implícito na mensagem, mas que conhecemos sua presença. De acordo com o mesmo exemplo podemos concluir: É a pegada de um homem que caminhou pela praia onde esta foto foi tirada. 


Estudar Semiótica possibilita uma visão diferenciada com relação a tudo que está à nossa volta. Começar com Lições e Subversões é uma maneira bastante atraente e sem o peso dos termos acadêmicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário