17 de out. de 2014

Quanto tempo cabe em algumas horas? | Aula particular de inglês com filmes

Aula particular de inglês com filmes

Já imaginou reviver todos os anos de sua vida, questionar novamente todas as suas dúvidas e buscar a felicidade que você, por algum motivo, abandonou há muito tempo em apenas poucas horas? Talvez estas sejam as horas mais intensas de todas ou talvez as menos proveitosas. As Horas, lançado em 2002, é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Michael Cunninghan e traz estes questionamentos baseando-se na vida real da escritora Virginia Woolf e sua obra Mrs. Dalloway.

Aula particular de inglês com As Horas
Poster do filme "As Horas"


Aqui no blog do seu professor particular de inglês sempre recomendamos filmes, músicas, jogos e cultura em geral que de, alguma forma, pode nos enriquecer e nos fazer pensar sobre diversos aspectos, além de, claro, conviver com o idioma inglês. As Horas, além de sua excelente trama, oferece um bom exemplo da diferença de sotaque entre o inglês britânico e o inglês americano.


"Você não pode encontrar paz evitando a vida"


Aula particular de inglês | Virginia Woolf
Virginia Woolf (Nicole Kidman) imersa na criação de seu livro

Virigina Woolf é uma escritora modernista britânica. Woolf sofria de crises depressivas e, por recomendação de médicos, seu marido a tirou da vida agitada de Londres para viver em um ambiente tranquilo em Richmond. Sua inquietação mental não foi resolvida, ela se sentia presa, privada da vida. Neste período começa a escrever Mrs. Dalloway e fica cada vez mais imersa em seu romance.

No filme, Interpretada por Nicole Kidman, que venceu o Oscar de melhor atriz por este papel, Virginia Woolf está em pleno processo de criação de Mrs. Dalloway em 1923. A narrativa do filme, por sua vez, não se limita à vida da escritora. Paralelamente a isto a vida de Laura Brown, interpretada por Julianne Moore, uma dona de casa insatisfeita com sua vida em Los Angeles é narrada enquanto ela lê o livro de Virginia (Mrs. Dalloway) em 1951. E ainda, ao mesmo tempo na trama, a vida agitada de outra mulher, a editora Clarissa, interpretada por Meryl Streep, em Nova Iorque em 2001 com seus preparativos para uma festa para um amigo.


Aula particular de inglês | Laura Brown
Laura Brown (Julianne Moore) lendo Mrs. Dalloway


O tempo passou, a juventude ficou para trás. Apesar de viverem em tempos diferentes, todas as três mulheres apresentam pensamentos comuns e buscam entender o porquê de estarem levando suas vidas das formas que levam. Cada uma com seus motivos, com suas convicções e dúvidas. Existe uma linha tênue entre suas vidas que, por muitas vezes, nos faz questionar se há alguma correlação entre elas ou se são apenas arquétipos retratados em diferentes épocas.


Aula particular de inglês | Clarissa
"Mrs. Dalloway said she would buy flowers herself." A moderna Clarissa (Meryl Streep) preparando sua festa


"Por que alguém tem de morrer?"


Um dos elementos centrais de As Horas é a ideia de que, em muitos momentos, a única maneira de fugir da infelicidade é através da morte. Virginia Woolf tentou diversas vezes se matar antes que seu marido a levasse para Richmond, porém, como a mudança não era o que de fato ela precisava para se recuperar, a ideia do suicídio não foi descartada. Em Mrs. Dalloway a autora transfere seus sentimentos para a personagem que, por sua vez, é vista como um retrato para Laura nos anos 50.

Somando o magnífico elenco e o excelente enredo à trilha sonora de Philip Glass, As Horas é um filme indispensável para todos que gostam de tramas bem elaboradas e filmes que oferecem a oportunidade de refletir e de conhecer um pouco da vida de grandes autores.



The Hours (As Horas)
Direção: Stephen Daldry
Lançamento: 2002
Classificação: 14
Gênero: Drama
Nenhum comentário:
Postar um comentário