9 de out. de 2014

Contemple a Beleza Americana | Aula particular de inglês com filmes

Aula particular de inglês com filmes

Criticar alguma coisa é uma tarefa bastante fácil para a maioria dos artistas, autores, e diretores em suas obras. Porém, quando se está imerso em uma determinada situação fica extremamente difícil enxergar os pontos que devem ser criticados e corrigidos e, nesta condição, criticar com maestria é para poucos.

O post de hoje é sobre um dos filmes mais impactantes para sua época de lançamento de acordo com o professor particular de inglês Jesse Guelfi. Impactante por expor alguns pontos fracos de uma sociedade que se dizia perfeita e colocá-los em uma trama que retrata a verdadeira Beleza Americana.


Aula particular de inglês com Beleza Americana: look closer
Um dos pôsteres do filme: "...look closer"


Vivendo o sonho americano



Lançado em 1999, Beleza Americana traz uma trama que retrata os principais arquétipos da sociedade norte americana em uma vida cotidiana. O protagonista, Lester Burnham (Kevin Spacey) é um homem de meia idade que vive um casamento mal sucedido, tem uma filha adolescente que o odeia e um emprego estressante que não o agrada. Sua mulher, Carolyn Burnham (Annette Bening) é uma corretora ambiciosa e materialista que optou por trocar sua vida pessoal – incluindo marido e filha – pelo seu sucesso profissional, o qual ela mesma coloca em questão. A filha do casal, Jane Burnham (Thora Birch), é uma adolescente problemática que se sente rejeitada por seu estilo diferente.

A vida da família é uma farsa. Todos tentam se adequar à sociedade por meio de mentiras e fingem levar uma vida feliz e perfeita. Esta rotina provavelmente continuaria desta forma se não fosse a chegada de novos vizinhos, a família Fitts. Frank Fitts (Chris Cooper) é um coronel aposentado e homofóbico; sua mulher, Barbara Fitts (Allison Janney) é introspectiva e não se intromete na dura relação entre seu marido e seu filho, Ricky Fitts (Wes Bently), que finge obedecer o pai enquanto esconde o uso e o tráfico de drogas.


Aula particular de inglês com Beleza Americana
Angela na visão de Lester


Para completar a situação, os pais de Jane vão assistí-la numa apresentação como líder de torcida e, na ocasião, são apresentados a sua melhor amiga, Angela Haynes (Mena Suvari), pela qual Lester sente uma profunda atração.


São apenas castelos desmoronando


A trama de Beleza Americana envolve o espectador de uma forma na qual fica impossível saber qual o rumo do enredo. A trilha sonora é toda composta pelo brilhante Philip Glass, com apenas uma exceção: Don’t Let it Bring You Down, cantada por Annie Lennox, que se encaixa perfeitamente para um dos momentos conclusivos do filme.



American Beauty (Beleza Americana)
Direção: Sam Mendes
Lançamento: 1999
Classificação: 18
Gênero: Drama
Nenhum comentário:
Postar um comentário