23 de set. de 2014

A divisão Neo-impressionista | Aula particular de inglês com arte

Aula particular de inglês com arte

Aqui no blog do seu professor particular de inglês já conhecemos um pouco do Impressionismo, que se originou na França, e do Arts and Crafts na Inglaterra. A palavra-chave do movimento de hoje é “divisão”, pois é o melhor termo que define o estilo criado por Paul Signac (1863 - 1935) e Georges Seurat (1859 - 91): o Neo-impressionismo.


Divisor de águas


Durante a última exposição impressionista, as obras do filho de Camille Pissarro, Lucien Pissarro (1869 - 1944) e de dois outros pintores, Paul Signac e Georges Seurat, foram colocadas em um lugar separado das demais com o intuito de chamar a atenção dos críticos presentes para uma nova técnica, derivada do impressionismo. A estratégia deu certo e a reação da crítica foi positiva. Félix Féneón nomeou o novo estilo de neo-impressionismo.

Na década de 1880 começou a “crise impressionista” que levou alguns artistas a buscarem diferentes abordagens. O quadro Os banhistas de Asniéres (1884) de Seurat retrata uma típica imagem impressionista, porém a distorção da imagem devido à valorização da luz foi contida e o processo de criação do quadro envolveu pelo menos quatroze esboços, além de ter sido pintado dentro de um ateliê e não ao ar livre.

Aula particular de inglês com arte | Banhistas
Os Banhistas de Asniéres, de Seurat, 1884

Neste mesmo ano, após ver seu quadro, Signac procurou Seurat e os dois começaram a estudar juntos sobre teorias relacionadas às cores e à óptica. Tais estudos os levaram à criação de uma nova teoria que chamaram de divisionismo, onde as cores se misturam na retina e não na tela. A partir daí desenvolveram uma técnica de pintura na qual são aplicados pontos coloridos na tela que, vistos a uma certa distância, formam uma imagem nos olhos do apreciador. Féneón denominou a técnica como pontilhismo, mas Seurat e Signac preferiam “divisionismo”. Hoje os dois termos são usados, sendo pontilhismo para a técnica e divisionismo para a teoria.

Aula particular de inglês com arte | Signac
Retrato de Félix Féneón, de Signac, 1890

A maioria dos quadros neo-impressionistas apresenta grandes efeitos ópticos. Como os olhos não ficam parados os pontos se misturam, se fundem e criam a ilusão de movimento e profundidade.


Influências e influenciados


O grupo de artistas em torno de Seurat e Signac cresceu rapidamente e incluiu:
  • Charles Angrand (1854 - 1926)
  • Henri-Edmond Cross (1856 - 1910)
  • Albert Dubois-Pillet (1845 - 90)
  • Maximilien Luce (1858 - 1941)

O círculo de amizades dos neo-impressionistas incluía muitos simbolistas que apreciavam suas obras devido à natureza simbólica e expressiva destas. As ideias estéticas simbólicas de Charles Henry, que atribuíam significado às linhas afirmando que linhas horizontais significavam calma, as ascendentes e oblíquas indicavam alegria e as descendentes e oblíquas indicavam tristeza, foram exploradas na obra Le Chahut (1889 - 90) de Seurat que declarou:
Arte é Harmonia. Harmonia é a comparação dos elementos contrários e semelhantes do tom, da cor e da linha, considerados de acordo com seus dominantes e sob a influência da luz em combinações alegres, calmas ou tristes.

Aula particular de inglês com arte | Seurat
Le Chahut, de Seurat, 1889 - 90

Seurat morreu em 1891, mas o estilo se espalhou por toda França. Obras de Seurat e dos Pissarro foram expostas em Bruxelas pelo grupo “Os Vinte”. Na Itália o divisionismo chegou inclusive a ser aplicado por artistas como Gaetano Previati (1852 - 1920) e Giovanni Segantini (1858 - 99) e, ainda na Itália, a técnica serviu como uma das bases para o nascimento do futurismo.

O estilo ainda foi mais longe, servindo de inspiração para outros diversos e distintos movimentos como Art Nouveau, De Stijl, Orfismo, Sincronismo, Simbolismo, Surrealismo e, muitos anos a frente, Expressionismo Abstrato e Pop Art.


Aulas particulares de inglês com arte


As aulas particulares de inglês do professor Jesse Guelfi incluem diversos assuntos e temas que são ensinados, em inglês, para seus alunos. Isto cria uma forma diferente de aprender e se envolver com o idioma e torna as aulas ainda mais dinâmicas e diferenciadas.

História da Arte é um destes assuntos. Fique de olho aqui no blog, pois em breve postaremos um novo estilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário