O post de hoje no site do seu professor particular de inglês é sobre o Sintetismo, estilo que nasceu durante a crise Impressionista e destacou um grande e renomado artista: Paul Gauguin. Para um entendimento um pouco mais amplo sobre o cenário artístico na época, é recomendado que leia os posts sobre Impressionismo, Neo-Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Síntese de ideias e cores
- A natureza;
- A visão do artista diante dele próprio, o que ele imaginava e sonhava;
- As qualidades da cor e da forma.
Gauguin expôs junto aos impressionistas no início de 1880. Contudo, durante a crise impressionista, Gauguin passou a recusar a ideia de que o artista deveria apenas retratar o que os olhos podiam ver. A partir daí, buscou novas técnicas e temas para retratar o pensamento de uma forma que não fosse literária. Como seu objetivo era basicamente pintar o que o artista sentia, ao invés apenas do que via, ele passou a evitar o naturalismo do Impressionismo e as questões científicas do Neo-Impressionismo, criando uma arte na qual a cor criava efeitos dramáticos, emocionais e expressivos.
Estudos, inspirações e influências
- Tapeçarias medievais com sua ousadia e dramaticidade;
- Xilogravuras japonesas, de onde aprendia lições relacionadas às linhas e à composição;
- Arte folclórica;
- Esculturas de pedra das igrejas da Bretanha;
- Arte pré-histórica.
![]() |
Pomar de Ameixeiras de Utagawa Hiroshige, um exemplo das xilogravuras japonesas que inspiraram Gauguin e outros artistas como Van Gogh |
Um período muito importante dos estudos de Gauguin foi durante sua estadia na Bretanha onde se familiarizou com os trabalhos dos pintores Bernar e Lois Angutin, desenvolvedores do Cloisonismo. Foi nesta época que Gauguin pintou o quadro Visão Após Sermão: Jacob lutando com o Anjo, obra que traduz suas ideias revolucionárias. Na obra é possível observar que as linhas e a organização espacial são fortemente influenciadas pelas xilogravuras japonesas, enquanto as grandes áreas de cor sem modulações e os pesados delineamentos são relacionados aos Cloisonismo.
![]() |
A Visão Após o Sermão: Jacob Lutando com o Anjo, 1888 |
Em 1889, Gauguin e seus amigos organizaram uma exposição em oposição à mostra oficial de arte de Paris onde o grande destaque era a Torre Eiffel.
A exposição recebeu crítica favorável e a técnica de Gauguin foi valorizada. A simplicidade e a síntese foram elogiadas e os artistas sintetistas se tornaram rivais dos neo-impressionistas.
Poetas e artistas simbolistas também elogiaram Gauguin. Em trabalhos posteriores o pintor passou a utilizar conteúdo simbólico como em Dia dos Deuses (1894) e De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? (1898).
![]() |
Dia dos Deuses, 1894 |
![]() |
De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?, 1898 |
As obras de Gauguin influenciaram diversos artistas como os nabis, os simbolistas e os fauvistas. Posteriormente os expressionistas, os abstracionistas e os surrealistas também creditaram a Gauguin suas influências.