24 de nov. de 2014

A fantasia ganha voz | Aula particular de inglês com games

Aula particular de inglês com games

O ano virou e para começarmos 2014 com o clima de inovação, o post de hoje do site do seu professor particular de inglês é a continuação da história de uma das séries mais bem sucedidas dos videogames: Final Fantasy. É recomendável que você leia o post inicial, A Fantasia em 8, 16 e 32 bit, caso ainda não tenha lido.

As grandes inovações

Em 2001, com o Playstation 2 e sua grande potência, Final Fantasy X é lançado com gráficos incrivelmente realistas para época e, pela primeira vez, com dublagem! Se antes toda a narrativa se dava através de textos, a partir deste momento o uso de vozes prometia levar a série a um novo patamar. Como a série é produzida no Japão, a dublagem é feita em apenas dois idiomas: japonês para vendas no mercado local e inglês para o mercado internacional.

Logo de Final Fantasy X | Aula particular de inglês com games
Tidus, protagonista de Final Fantasy Z | Aula particular de inglês com games
Tidus, protagonista de Final Fantasy X

Final Fantasy X trouxe muitas mudanças à série, como seu exclusivo sistema de batalhas CTB (Conditional Turn Based) que é uma evolução dos turnos dos três primeiros títulos e a ausência do World Map para se deslocar entre cidades e localidades. A popularidade do título foi tão grande que a primeira sequência de um Final Fantasy foi lançada em 2003, Final Fantasy X-2. A sequência apresenta características muito diferentes de seu predecessor, como batalhas em ATB, Job System e uma abordagem voltada ao J-Pop (cultura popular japonesa).

Logo de Final Fantasy X-2 | Aula particular de inglês com games
Batalha em Final Fantasy X-2 | Aula particular de inglês com games
Batalha em Final Fantasy X-2

Com o crescimento dos jogos em rede, em 2002 Final Fantasy XI é lançado sendo exclusivamente online. Muitas características dos jogos anteriores são mantidas e Final Fantasy XI se mostra um grande sucesso de vendas.

Logo de Final Fantasy XI | Aula particular de inglês com games
Cena de Final Fantasy XI | Aula particular de inglês com games
Interação online entre jogadores do mundo todo em Final Fantasy XI

Em 2003 a Squaresoft se funde com sua maior rival, Enix, e se torna Square-Enix, uma das maiores empresas dos games desde então. O criador da série, Hironobu Sakaguchi, e o compositor, Nobuo Uematsu, deixam a empresa e fundam a Mistwalker. Contudo, a série Final Fantasy continua a ser produzida por outros membros veteranos, como o designer de Final Fantasy VII e VIII, Tetsuya Nomura.

Em 2006 é lançado Final Fantasy XII que, assim como Final Fantasy VIII, causou diferentes impactos entre os fãs. O sistema de batalha deste game é mais direto, em tempo real e utiliza um novo ATB. Diferente de todos os outros títulos onde as batalhas começavam de forma aleatória e num cenário diferente, neste é possível saber onde estão os inimigos e também é possível não confrontá-los.

Logo de Final Fantasy XII | Aula particular de inglês com games
Protagonistas de XII | Aula particular de inglês com games
Protagonistas de Final Fantasy XII



Realismo e qualidade gráfica

Com o lançamento do Playstation 3 e do Xbox 360, a qualidade gráfica dos games é levada a um novo nível. O anúncio de Final Fantasy XIII é feito ainda em 2006, porém, o game só é lançado no final de 2009 no Japão e em 2010 no ocidente. Grandes mudanças marcam este título e sua recepção perante os fãs mais conservadores da série é negativa. Final Fantasy XIII é criticado basicamente por ser muito linear, isto é, sem opções de exploração e desenvolvimento.

Logo de Final Fantasy XIII | Aula particular de inglês com games
A beleza e os grandiosos cenários de Final Fantasy XIII | Aula particular de inglês com games
A beleza e os grandiosos cenários de Final Fantasy XIII

Com o intuito de corrigir as críticas e ampliar a história, no final de 2011 é lançado Final Fantasy XIII-2. Tudo o que faltava em Final Fantasy XIII é visto em abundância em XIII-2.

Logo de Final Fantasy XIII-2 | Aula particular de inglês com games
Moogles voltam ao seu design clássico em Final Fantasy XIII-2 | Aula particular de inglês com games
Viagens no tempo e a tentativa de reescrever a história são os temas centrais de Final Fantasy XIII-2

Em 2010 é lançado Final Fantasy XIV, o segundo game totalmente online da série. Contudo, devido ao grande números de falhas e às críticas, o jogo foi relançado em 2013 sob o título Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, com nova infraestrutura, gráficos e servidores.

Logo de Final Fantasy XIV | Aula particular de inglês com games
Nova interação online em Final Fantasy XIV | Aula particular de inglês com games
Liberdade e interação online em Final Fantasy XIV

O ciclo de batalhas e o futuro

Durante mais de 23 anos, os games da série Final Fantasy se mantêm entre os títulos mais populares e aguardados para todos os consoles. Além da série principal, diversos outros games foram feitos e, entre eles, se destaca Dissidia: Final Fantasy. Dissidia é um game de luta com elementos de RPG que apresenta batalhas entre os principais protagonistas dos games e seus principais vilões. Uma história é contada e, através dela, é possível estabelecer conexões entre todos os games!

Final Fantasy Dissidia 012 para PSP | Aula particular de inglês com games
Os dois lados de Dissidia: Final Fantasy 012

Além de jogos, a série também possui dois filmes:
  • Final Fantasy: The Spirits Within - muito diferente de todos os jogos. Um excelente filme com uma história fantástica. Porém, o filme foi produzido para agradar a audiência americana, por isso se passa em Nova Iorque e não faz uso de magia nem criaturas místicas, características da série, optando por equipamentos bélicos.
  • Final Fantasy VII: Advent Children - o filme se passa dois anos após os eventos do game Final Fantasy VII. Muita ação, magia e o retorno do vilão mais popular da série marcam esta grande obra de computação gráfica.
Agora nos resta aguardar pelo lançamento de Final Fantasy XV para Playstation 4 e Xbox One, que promete ser mais um estrondoso sucesso e também promete agradar tanto aos fãs mais antigos quanto aos mais novos da série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário