7 de nov. de 2014

Art Nouveau: Da difusão ao exagero | Aula particular de inglês com arte


Aula particular de inglês com arte

Há alguns dias foi postado aqui no site do seu professor particular de inglês o post Origens e influências do Art Nouveau. Hoje veremos como o movimento se expandiu e como foi o seu fim.




Moderno e luxuoso


Além das formas citadas no post anterior, uma nova forma, ainda mais exuberante, surgiu em Paris. As estações de metrô projetadas por Hector Guimard (1867 - 1942) ganham destaque. Também se sobressaem os vidros de Emile Galí (1846 - 1904) e os vidros e joias de René Laleque (1860 - 1945).
Existiram dois centros principais do Art Nouveau na Fraça: em Nnacy, a Escola de Nancy produzia artes cheias de luxo e bem caras nas quais as principais fontes de inspiração vinham da natureza, das plantas e dos insetos. Já em Paris, os projetos eram arquitetônicos e continham, além de elementos da natureza, características do estilo Horta (vide post anterior). As estações de metrô de Guimard acabaram por definir um estilo próprio chamado de style métro.

Aula particular de inglês com arte | Estação de Metrô em Paris
Estação de metrô em Paris, por Guimard


Também em Paris residia um dos nomes mais importantes do Art Nouveau, o pintor e designer tcheco Alphonse Mucha. Seus cartazes e ilustrações mostravam mulheres em meio a cenários florais que retratavam muito luxo e beleza.

Aula particular de inglês com arte | Zodiac
Zodiac, Alphone Mucha 1896

Nos EUA Louis Comfort Tiffany (1848 - 1933) popularizou o estilo com seus vidros e vasos. Diversos pintores, incluindo Toulouse Lautrec, enviavam suas pinturas para que ele as transformasse em vidraria.

Aula particular de inglês com arte | Vaso de Tiffany
Vaso de Tiffany


Popularidade e saturação


A grande popularidade do Art Nouveau tornou o estilo famoso também na Rússia, Escandinávia, Itália e Dinamarca. Contudo, esta grande popularidade fez com que imitadores e artistas de categorias mais baixas criassem reproduções. A saturação fez com que a sociedade pedisse por um novo estilo de arte decorativa, o que possibilitou o surgimento do Art Déco.

Por anos o Art Nouveau fou depreciado. Somente na década de 1960 é que ele voltou a ser valorizado e ganhou sua importância histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário