17 de nov. de 2014

Diversão, estratégia e sorte com Skip-Bo | Aula particular de inglês com games

Aula particular de inglês com games

Muita gente conhece e gosta de jogar o famoso jogo de cartas UNO. Mas, você conhece outro jogo de cartas feito pelos mesmos criadores? O post de hoje do site do seu professor particular de inglês é sobre Skip-Bo, um jogo divertido para toda a família e amigos que envolve sequências numéricas, estratégia e um pouco de sorte.

De 1 a 12

Skip-Bo | Aula particular de inglês com games
Logo de Skip-Bo





Skip-Bo é, na verdade, a versão comercial do jogo de baralho Gato e Rato, jogado com três baralhos completos. Nesta versão, cuja produção foi iniciada pela senhora Hazel Bowman of Brownfield, no Texas em 1967, as cartas numéricas possuem layout diferenciado e as cartas coringa são as chamadas Skip-Bo (Skip por pularem um número na hora de jogar e Bo devido ao sobrenome Bowman).
O jogo consiste em empilhar cartas, começando da carta de número 1 e terminando com a carta de número 12. As cartas Skip-Bo, como são coringas, podem assumir qualquer número quando jogadas.
Para começar são distribuídas as cartas da seguinte forma:
  • 30 cartas formam a Stock Pile (pilha reserva) de cada jogador;
  • 5 cartas são dadas nas mãos de cada jogador;
  • O restante se torna a Draw Pile (pilha de compra ou monte).
Duas outras pilhas são formadas durante o jogo:
  • até 4 Discard Piles (pilhas de descarte) que são pessoais de cada jogador;
  • até 4 Building Piles (pilhas de base) que são comuns a todos os jogadores.
Regras Skip-Bo | Aula particular de inglês com games
Regras de Skip-Bo

Para começar, a primeira carta da Stock Pile de cada jogador deve ser virada para cima. O primeiro jogador começa criando uma ou mais Building Piles com uma carta de número 1 ou Skip-Bo. Caso a carta no topo da Stock Pile seja de número 1 ou Skip-Bo, ela deve ser usada e então a próxima carta no topo da Stock Pile deve ser virada. Caso esta possa ser utilizada (sendo um 2, Skip-Bo ou outra número 1) ela também deve ser jogada e a próxima carta virada. O jogador continua jogando até que não haja mais opções de jogo. Caso ele utilize todas as 5 cartas de sua mão, ele deverá comprar mais 5 cartas da Draw Pile e continuar seu jogo.

As cartas nas mãos devem ser utilizadas com cautela, pois elas podem abrir o jogo do concorrente e acabar estragando o seu próprio. Sempre priorize o uso da carta que está no topo da Stock Pile, pois o vencedor é aquele que utilizar todas as 30 cartas primeiro!

Ao final de cada turno o jogador deve descartar uma carta de sua mão, criando até 4 Discard Piles. Ao descartar é importante pensar sobre onde colocar a carta, pois somente as cartas que estiverem no topo de cada pilha de descarte poderão ser usadas em outros turnos. Por exemplo ao descartar uma carta de número 6 e, no turno seguinte descartar uma carta de número 5 sobre a de número 6, a carta que estiver em baixo (no caso a número 6) só poderá ser utilizada em um turno futuro quando a carta superior (no caso número 5) for utilizada primeiro.

No próximo turno o jogador deve comprar cartas na Draw Pile para totalizar 5 cartas em sua mão. Portanto, se foram usadas 3 cartas no turno anterior (2 no jogo e 1 descartada), agora é necessário comprar mais 3 para ficar com a mão cheia novamente.

Aprendendo inglês

Cartas Skip-Bo | Aula particular de inglês com games
Cartas de Skip-Bo
O jogo de cartas Skip-Bo é uma grande ferramenta de aprendizado nas aulas particulares de inglês do professor Jesse Guelfi. Com ele, além do enriquecimento de vocabulário, o ato de jogar cartas em inglês envolve o aluno e o deixa mais à vontade com o idioma, além de ser indispensável para quem está começando a aprender inglês, para utilizar e fixar os números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário