O post de hoje do site do seu professor particular de inglês vai contar um pouco da curiosa história de uma das séries mais famosas dos games, Final Fantasy.
Fantasia Final
Para a surpresa de todos, o RPG (Role Playing Game - Jogo de interpretar papeis) Final Fantasy foi um grande sucesso de público e de vendas que salvou a empresa da falência. Como Final Fantasy havia sido projetado para ser o último jogo da empresa, não parecia possível lançar uma continuação. No entanto, a ideia de fazer Final Fatasy II surgiu, mantendo algumas características específicas do primeiro título, porém se passando num mundo totalmente diferente e com outros personagens.
Esta ideia de mundos e personagens diferentes faz com que a série Final Fantasy não apresente uma cronologia direta entre seus jogos, portanto não é necessário conhecer a história do primeiro para jogar o segundo, o terceiro e assim por diante. Cada jogo é independente.
O começo da fantasia
No primeiro título o jogador podia escolher quatro classes de personagens para jogar durante todo o jogo. Eram elas: Warrior (Guerreiro), Monk (Monge), Thief (Ladrão), White Mage (Mago Branco), Black Mage (Mago Negro) e Red Mage (Mago Vermelho).
![]() |
Diálogo no primeiro Final Fantasy |
Já no segundo, o jogador controlava quatro personagens fixos com histórias independentes. Destes quatro, um se distanciava no logo no começo e, durante a aventura, diferentes personagens ocupavam seu lugar.
![]() |
World Map em Final Fantasy II com Chocobo, ave que se tornou ícone da série |
O terceiro título trouxe uma grande mudança neste esquema. O jogador controlava quatro personagens e podia mudar suas classes à vontade durante o jogo. Esta escolha livre de classes é conhecida como Job System (Sistema de Classes) e foi usada posteriormente, porém de maneiras diferenciadas, em Final Fantasy V e Final Fantasy X-2 (continuação de Final Fantasy X). Outra inovação que Final Fantasy III trouxe à série foi a possibilidade de invocar seres místicos durante as batalhas. A habilidade Summon (inovação) e seres como Shiva, Ifrit, Bahamuth e Leviathan se tornaram grandes ícones da série.
![]() |
Batalha final contra Cloud of Darkness. O jogador invocou Ifrit |
O primeiro Final Fantasy foi lançado nos EUA apenas em 1990. Final Fantasy II e III não tiveram versões em inglês na época.
Narrativa mais profunda na nova geração
A partir de Final Fantasy IV a narrativa do jogo se torna muito mais densa e profunda. O número de personagens aumenta e cada um deles possui um background próprio para ser explorado, dando mais detalhes a história. Final Fantasy IV também trouxe uma outra grande inovação: o sistema de batalha ATB (Active Time Battle), um sistema dinâmico onde o tempo para as escolhas das ações é crucial, diferente dos turnos. Este sistema permaneceu na série até Final Fantasy IX.
![]() |
Diálogo entre Tellah e Cecil à respeito de Rydia, em Final Fantasy IV |
Final Fantasy V, lançado em 1992, não teve uma versão ocidental na época. O game traz de volta o Job System de Final Fantasy III, porém de uma forma mais complexa e inteligente.
![]() |
Castelo de Tycoon e o dragão da princesa Lena em Final Fantasy V |
Em 1994 no Japão é lançado o que muitos consideram ser o melhor jogo da série. Final Fantasy VI traz uma narrativa incrivelmente detalhada e conta com 14 personagens jogáveis diferentes que podem ser escolhidos para montar grupos de 4 personagens praticamente a qualquer momento do game. Ainda em 1994 é lançada a versão americana, porém sob o título de Final Fantasy III.
![]() |
Celes cantando a Aria de Mezzo Carattere em Final Fantasy VI |
O divisor de águas
Em 1997 Final Fantasy VII é lançado para Playstation. Este talvez seja o primeiro Final Fantasy jogado por muitos jogadores brasileiros. O sucesso foi estrondoso e o game é o mais vendido da série. Final Fantays VII é o primeiro da série a ser feito em 3D e a utilizar animações FMV (Full Motion Video) para incrementar a narrativa. A partir de Final Fantasy VII os lançamentos americanos condizem com os lançamentos japoneses.
![]() |
Batalha em Final Fantasy VII com Cloud e Barret |
O lançamento de Final Fantasy VIII veio em 1999 e causou um impacto diferente entre os fãs. O game apresenta uma história bastante complexa e possui praticamente todas as características de sucesso dos anteriores, porém se passa em um mundo modernizado. Final Fantasy VII já havia abandonado os temas antigos, mas Final Fantasy VIII foi o primeiro a mostrar um mundo extremamente futurista.
![]() |
FMV (Full Motion Video) do baile de formatura de Squall. Rinoa o tira para dançar. |
Em 2000, Final Fantasy IX retoma o ambiente mais medieval, característico dos primeiros títulos. As classes também retornam como a clássica Black Mage que inclusive possui a mesma aparência dos sprites usados no primeiro título.
![]() |
Vivi, de Final Fantasy IX, retoma o design dos primeiros Black Mages |
A fantasia ganha voz
Esta característica chega ao fim quando a série da um grande passo e evolui ainda mais na geração posterior.
Fique ligado que em breve a parte 2 desta história será postada!