7 de nov. de 2014

A fantasia em 8, 16 e 32bit | Aula particular de inglês com games


Aula particular de inglês com games

O post de hoje do site do seu professor particular de inglês vai contar um pouco da curiosa história de uma das séries mais famosas dos games, Final Fantasy.



Fantasia Final


Na segunda metade da década de 1980 a Squaresoft, uma produtora japonesa, estava à beira da falência. O último projeto, a ser criado por Hironobu Sakaguchi (concepção e design), Nobuo Uematsu (trilha sonora), Yoshitaka Amano (design de personagens) e equipe seria lançado sem esperanças de reestruturação da empresa. Sabendo disso, Sakaguchi nomeou seu projeto como Final Fantasy (Fantasia Final) e a Squaresoft o lançou para NES (Nintendo Entertainment System) em 1987 no Japão.

Para a surpresa de todos, o RPG (Role Playing Game - Jogo de interpretar papeis) Final Fantasy foi um grande sucesso de público e de vendas que salvou a empresa da falência. Como Final Fantasy havia sido projetado para ser o último jogo da empresa, não parecia possível lançar uma continuação. No entanto, a ideia de fazer Final Fatasy II surgiu, mantendo algumas características específicas do primeiro título, porém se passando num mundo totalmente diferente e com outros personagens.
Esta ideia de mundos e personagens diferentes faz com que a série Final Fantasy não apresente uma cronologia direta entre seus jogos, portanto não é necessário conhecer a história do primeiro para jogar o segundo, o terceiro e assim por diante. Cada jogo é independente.


O começo da fantasia


Os três primeiros jogos da série foram lançados para o NES, respectivamente em 1987, 1988 e 1990. O NES, o primeiro console doméstico da Nintendo, apresentava gráficos em 8bit. Cada um dos jogos aproveitou ao máximo o processamento do console para criar seus mundos únicos e ricos em detalhes. A narrativa das jogos ainda era bastante simples, mas já se diferenciava muito de seus concorrentes.

No primeiro título o jogador podia escolher quatro classes de personagens para jogar durante todo o jogo. Eram elas: Warrior (Guerreiro), Monk (Monge), Thief (Ladrão), White Mage (Mago Branco), Black Mage (Mago Negro) e Red Mage (Mago Vermelho).

Aula particular de inglês com games | Logo de Final Fantasy

Aula particular de inglês com games | Cena de Final Fantasy 1
Diálogo no primeiro Final Fantasy

Já no segundo, o jogador controlava quatro personagens fixos com histórias independentes. Destes quatro, um se distanciava no logo no começo e, durante a aventura, diferentes personagens ocupavam seu lugar.

Aula particular de inglês com games | Logo Final Fantasy 2

Aula particular de inglês com games | Chocobo em Final Fantasy 2
World Map em Final Fantasy II com Chocobo, ave que se tornou ícone da série


O terceiro título trouxe uma grande mudança neste esquema. O jogador controlava quatro personagens e podia mudar suas classes à vontade durante o jogo. Esta escolha livre de classes é conhecida como Job System (Sistema de Classes) e foi usada posteriormente, porém de maneiras diferenciadas, em Final Fantasy V e Final Fantasy X-2 (continuação de Final Fantasy X). Outra inovação que Final Fantasy III trouxe à série foi a possibilidade de invocar seres místicos durante as batalhas. A habilidade Summon (inovação) e seres como Shiva, Ifrit, Bahamuth e Leviathan se tornaram grandes ícones da série.


Aula particular de inglês com games | Logo de Final Fantasy 3

Aula particular de inglês com games | Batalha final de Final Fantasy 3
Batalha final contra Cloud of Darkness. O jogador invocou Ifrit

O primeiro Final Fantasy foi lançado nos EUA apenas em 1990. Final Fantasy II e III não tiveram versões em inglês na época.


Narrativa mais profunda na nova geração


Com a chegada do SNES (Super Nintendo Entertainment System) e seu processamento gráfico em 16bit, os jogos ganharam visuais e sons muito mais detalhados. Seguindo o grande sucesso dos 3 primeiros jogos da série, a Squaresoft lançou Final Fantasy IV em 1991 no Japão. No mesmo ano, o game foi lançado nos EUA, porém sob o título de Final Fantasy II, visto que era o segundo jogo a ser lançado por lá.

A partir de Final Fantasy IV a narrativa do jogo se torna muito mais densa e profunda. O número de personagens aumenta e cada um deles possui um background próprio para ser explorado, dando mais detalhes a história. Final Fantasy IV também trouxe uma outra grande inovação: o sistema de batalha ATB (Active Time Battle), um sistema dinâmico onde o tempo para as escolhas das ações é crucial, diferente dos turnos. Este sistema permaneceu na série até Final Fantasy IX.


Aula particular de inglês com games | Logo de Final Fantasy 4

Aula particular de inglês com games | Diálogo entre personagens de Final Fantasy 4
Diálogo entre Tellah e Cecil à respeito de Rydia, em Final Fantasy IV

Final Fantasy V, lançado em 1992, não teve uma versão ocidental na época. O game traz de volta o Job System de Final Fantasy III, porém de uma forma mais complexa e inteligente.

Aula particular de inglês com games | Logo de Final Fantasy 5

Aula particular de inglês com games | Cena de Final Fantasy 5
Castelo de Tycoon e o dragão da princesa Lena em Final Fantasy V


Em 1994 no Japão é lançado o que muitos consideram ser o melhor jogo da série. Final Fantasy VI traz uma narrativa incrivelmente detalhada e conta com 14 personagens jogáveis diferentes que podem ser escolhidos para montar grupos de 4 personagens praticamente a qualquer momento do game. Ainda em 1994 é lançada a versão americana, porém sob o título de Final Fantasy III.


Aula particular de inglês com games | Logo de Final Fantasy 6

Aula particular de inglês com games | Opera em Final Fantasy 6
Celes cantando a Aria de Mezzo Carattere em Final Fantasy VI


O divisor de águas


A série Final Fantasy estava consagrada. Além dos títulos principais, foram lançados também diversos spin-offs como Final Fantasy Gaiden para Game Boy e Final Fantasy Mystic Quest para SNES.

Em 1997 Final Fantasy VII é lançado para Playstation. Este talvez seja o primeiro Final Fantasy jogado por muitos jogadores brasileiros. O sucesso foi estrondoso e o game é o mais vendido da série. Final Fantays VII é o primeiro da série a ser feito em 3D e a utilizar animações FMV (Full Motion Video) para incrementar a narrativa. A partir de Final Fantasy VII os lançamentos americanos condizem com os lançamentos japoneses.


Aula particular de inglês com games | Logo de Final Fantasy 7

Aula particular de inglês com games | Batalha em Final Fantasy 7
Batalha em Final Fantasy VII com Cloud e Barret

O lançamento de Final Fantasy VIII veio em 1999 e causou um impacto diferente entre os fãs. O game apresenta uma história bastante complexa e possui praticamente todas as características de sucesso dos anteriores, porém se passa em um mundo modernizado. Final Fantasy VII já havia abandonado os temas antigos, mas Final Fantasy VIII foi o primeiro a mostrar um mundo extremamente futurista.


Aula particular de inglês com games | Logo de Final Fantasy 8

Aula particular de inglês com games | Cena do baile de formatura de Final Fantasy 8
FMV (Full Motion Video) do baile de formatura de Squall. Rinoa o tira para dançar.

Em 2000, Final Fantasy IX retoma o ambiente mais medieval, característico dos primeiros títulos. As classes também retornam como a clássica Black Mage que inclusive possui a mesma aparência dos sprites usados no primeiro título.

Aula particular de inglês com games | Logo de Final Fantasy 9

Aula particular de inglês com games | Cena de Final Fantasy 9 com o Black Mage Vivi
Vivi, de Final Fantasy IX, retoma o design dos primeiros Black Mages


A fantasia ganha voz


Em todos estes anos de sucesso, uma característica importante dos games é que nenhum deles apresentou dublagem para os diálogos. Desde o primeiro título, todas as falas foram escritas!
Esta característica chega ao fim quando a série da um grande passo e evolui ainda mais na geração posterior.

Fique ligado que em breve a parte 2 desta história será postada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário