14 de nov. de 2014

Indo para além da imaginação | Aula particular de inglês com filmes

Aula particular de inglês de filmes

No post de hoje do site do seu professor particular de inglês você entrará em um domínio não somente de som e de imagens, mas também da mente. Prepare-se para viajar para The Twilight Zone (A Zona de Penumbra).

Rod Serling e The Twilight Zone | Aula particular de inglês com filmes
Rod Serling e The Twilight Zone


Uma realidade paralela bastante familiar


Criado por Rod Serling, The Twilight Zone contém diversos episódios que retratam o cotidiano de pessoas normais. Até aqui a série seria apenas mais uma no meio de muitas, porém a diferença é que em cada episódio essas pessoas são levadas para uma realidade paralela, conhecida como The Twilight Zone, onde seu medos, suas incertezas e seus julgamentos são colocados em teste.

Cena de Twilight Zone | Aula particular de inglês com filmes
"Eu sei tudo sobre você", uma mulher ouve de uma misteriosa criança que apareceu de repente em seu prédio

Cada episódio da série é uma mistura de ideias sobrenaturais (ou naturais, dependendo do seu ponto de vista), ideias futuristas, algumas baseadas em autores como Franz Kafka e outras baseadas em descobertas e suposições científicas. Portanto é comum nos depararmos com, como por exemplo, a existência de vida em objetos inanimados, viagens no tempo, visitas alienígenas e vida em outros planetas, máquinas com pensamento próprio e etc. Todas estas ideias são associadas ao comportamento da sociedade nos anos 50 e 60 e geralmente é atribuído algum senso crítico e moral ao episódio.

As jornadas feitas pelos personagens até esta terra Além da Imaginação (título que a série recebeu ao ser exibida no Brasil) possuem grande foco social onde lições maniqueístas são sempre abordadas.

Paciente com rosto coberto em Twilight Zone | Aula particular de inglês com filmes
A paciente cujo rosto é escondido por ser diferente de todos e que está prestes a ser exilada com outros com a mesma deformação

O que deixa a série ainda mais interessante é que todos os episódios fluem naturalmente. Os personagens vivem seus cotidianos e, de repente, se veem numa situação nova, porém, que de certa forma, já existia na mente de cada um deles. Essa viagem à The Twilight Zone não se dá de forma forçada ou excepcional e cada personagem nem sequer percebe que está em uma realidade diferente.

Conhecidos e anônimos

A cada episódio de The Twilight Zone temos a atuação de diferentes atores e atrizes. Dificilmente revemos rostos. Esta rotatividade de artistas faz com que cada episódio da série se pareça mais real, pois sempre temos novos cotidianos e novas pessoas.

Dentre os artistas participantes, alguns como Joan Blondell, Ann Blyth, Buster Keaton, Burgess Meredith e Ed Wynn já eram famosos e possuíam a carreira estabelecida. Porém, novos artistas também participaram da série e ganharam maior repercussão no futuro como, por exemplo, Bill Bixby (Dr. David Banner em O Incrível Hulk), William Shatner (James T. Kirk em Star Trek), Leonard Nimoy (Spock em Star Trek), Robert Duvall (Tom Hagen em O Poderoso Chefão), Elizabeth Montgomery (Samantha em A Feiticeira) e muitos outros.

William Shatner em The Twilight Zone | Aula particular de inglês com filmes
William Shatner, o capitão Kirk, em sua participação em The Twilight Zone

Próxima parada, a Twilight Zone

The Twilight Zone possui cinco temporadas filmadas entre 1959 e 1964 e contém 156 episódios. Seus episódios marcados pelo sobrenatural e pela ação da mente serviram de inspiração para diversas outras obras como filmes, discos e jogos de videogame ao longo das décadas.

Dos poucos programas de TV que seu professor particular de inglês assiste, este, com certeza, é um de seus favoritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário