15 de set. de 2014

Arte e medo dão vida a Limbo | Aula particular de inglês com games

Aula particular de inglês com games

O seu professor particular de inglês sabe que uma boa maneira de se envolver com o idioma é através de games que contenham enredos bem desenvolvidos e estruturados. O post de hoje se dedica a um game que não apresenta diálogo algum e nem sequer possui uma linha de texto. Porém a quantidade de referências artísticas é grande e é justamente este aspecto que o torna uma obra-prima da área.


Um pouco sobre o Expressionismo Alemão


Aula particular de inglês com games | Limbo
O logo de Limbo remete às Xilogravuras dos expressionistas

Durante o período anterior à Primeira Guerra Mundial até a Segunda Guerra, os artistas expressionistas da Alemanha expunham suas frustrações e desilusões através da arte utilizando técnicas de pinturas, xilogravuras, esculturas, literatura e etc.

As obras geralmente eram trágicas, violentas, assustadoras e sombrias. A sociedade estava industrializada, a poluição tomava conta das cidades e as máquinas se multiplicavam. Com base neste período e neste estilo artístico o independente estúdio dinamarquês Playdead desenvolveu o multipremiado game.


Metáforas que traduzem o medo e as preocupações de uma época


O jogo começa sem dar explicações. Você assume o controle de um personagem que parece estar perdido numa floresta. Assim como as obras expressionistas, Limbo é bastante subjetivo e mexe com o psicológico de quem o joga. Para avançar no jogo você precisa resolver puzzles muito bem elaborados, que exigem muito raciocínio lógico e algumas noções de física, e escapar de perigos e armadilhas mortais que retratam os medos e as preocupações de uma época, como por exemplo:
  • Aranhas e insetos gigantes: o medo se apresenta de diversas formas. Insetos geralmente causam pânico na maioria das pessoas. Os expressionistas representavam seus medos com proporções gigantescas que acabavam se tornando o centro das obras;
Aula particular de inglês com games | Limbo e suas metáforas 1

  • Máquinas e seu uso malicioso: a era industrial trouxe consigo a evolução de máquinas e o uso impróprio destas. Em Limbo é possível ver em uma determinada parte que existe uma “falsa aranha” que é, na verdade, controlada por um homem com o intuito de espalhar o medo e o horror;
  • Poluição e perigo no trabalho: dois problemas advindos da industrialização. Operários sendo explorados e correndo riscos ao operar máquinas sem a segurança adequada e a poluição que começara a tomar conta das grandes cidades também são vistos no game.
Aula particular de inglês com games | Limbo e suas metáforas 2

  • Metralhadoras: em determinada parte do jogo o perigo é exposto através de metralhadoras. Os períodos de maior destaque da arte expressionista se deram antes da Primeira Guerra Mundial e no período entre guerras.


Busque por uma saída


A arte expressionista pode ser vista como uma maneira que os artistas encontraram para enfrentar seus medos e tentar encontrar um pouco de paz, porém sem saber onde esta paz estaria de fato. Em Limbo você deve guiar o personagem sempre em direção a algo que nem você e nem o próprio personagem sabem exatamente o que é ou onde está. O importante é seguir sempre em frente, enfrentando os horrores criados por uma mente inquieta e os perigos oferecidos por uma sociedade moderna que acaba de sair de uma guerra e já está prestes a entrar em outra.

Limbo é considerado uma obra-prima dos games e recebeu mais de 90 prêmios, incluindo “Melhor Jogo Indie”, “Jogo Digital do Ano” e “Melhor Jogo de Horror” em 2010. Hoje está disponível na versão digital para Windows, Mac, PS3 e Xbox360 e em uma versão especial com livro de arte que pode ser encontrada na Amazon.

Bom jogo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário