7 de mar. de 2015

A dramaticidade e obscuridade do Expressionismo | Aula Particular de inglês com arte

Aula particular de inglês com arte

O post de hoje do site do seu professor particular de inglês é sobre o estilo de arte que se difundiu no início do século XX, principalmente na Alemanha: o Expressionismo. Tomando inicialmente uma abordagem "anti-Impressionismo", este movimento evoluiu, gerou muita polêmica e foi de grande importância em diversos outros campos além das artes plásticas.

Representando os sentimentos


O termo expressionismo foi amplamente usado no início do século XX em diversos campos como o das artes plásticas, teatro, música e literatura. A essência do estilo expressionista é contrária à impressionista: ao invés do artista representar a natureza de acordo com o que seus olhos viam, os artistas expressionistas buscavam representar a natureza da forma como eles a sentiam e percebiam. Na grande maioria das vezes, esta natureza representada era obscura e melancólica.



Na Alemanha diferentes correntes expressionistas emergiram em Berlim, Munique (O Cavalo Azul), Colônia, Dresden (A Ponte) e Hanôver. Por possuírem ideias e visões diferentes, criou-se um clima de conflito que aumentou o drama já existente nas artes.

As raízes do Expressionismo são encontradas principalmente nas obras simbolistas de Evard Munch e James Ensor. Características do Sintetismo, dos Fauves e das obras de Van Gogh (Pos-Impressionismo) também foram absorvidas.


Drama, melancolia e ousadia

Um dos principais nomes a dar espaço para a arte expressionista na Alemanha foi Paula Modersohn-Becker (1876 - 1907). Moradora de um vilarejo em Worpswede, Os companheiros naturalistas de Paula estavam revoltados com os efeitos da industrialização, porém ela preferiu se focar em retratos e autorretratos usando cores simbólicas e visões subjetivas, criando um elo entre o naturalismo e o expressionismo.

Paula Modersohn-Becker Autorretrato | Aula Particular de inglês com arte
Autorretrato, 1906 de Paula Modersohn-Becker


Emil Nolde (1867 - 1956) foi o pioneiro a abordar o misticismo em obras expressionistas. Em suas pinturas Nolde combinou cores dramáticas com traços simples, criando um efeito surpreendente. Em suas artes gráficas foi fortemente influenciado pela arte primitiva. A xilogravura "O Profeta" (1912) é sua criação mais conhecida.

O Profeta | Aula Particular de inglês com arte
O Profeta, 1912 de Emil Nolde


Nolde se tornou membro do grupo "A Ponte" em Dresden, mas não abandonou seu interesse em representar a religião, um tema complexo, de forma simplificada.

Em Berlim o expressionismo ganhou força com exposições e publicações. Ao lado dos expressionistas também expunham artistas de outros movimentos como Simbolismo, Futurismo e Cubismo. Berlim se tornava o principal centro artístico nos anos que precederam a Primeira Guerra Mundial.

Na Áustria o expressionismo também ganhava força. Os principais expoentes, Oskar Kokoschka (1886 - 1980) e Egon Schiele (1890 - 1918) foram influenciados pelas versões alemãs e austríacas do Art Nouveau: Jugendstil e Secessão Vienense. A arte de Kokoschka passou de decorativa para emocionalmente intensa. Seus primeiros quadros e peças teatrais expressionistas foram tão chocantes que ele foi obrigado a fugir para a Suíça. Já a arte de Schiele trazia linhas agressivas e prezava o nu feminino em ambientes solitários e depressivos. Por causa de seus desenhos Schiele foi preso por vinte e quatro dias. Suas obras foram confiscadas e muitas foram queimadas. Durante a prisão, fez diversos autorretratos mostrando sua revolta.

Oskar Kokoschka | Aula Particular de inglês com arte
Dois Nus (Amantes), ano desconhecido de Oskar Kokoschka
Egon Schiele | Aula Particular de inglês com arte
Nu feminino, 1910 de Egon Schiele

Além das artes plásticas

O Expressionismo teve bastante destaque também no cinema, no teatro, na escultura e na arquitetura. Tanto na Alemanha quanto na Holanda, durante o período pré e pós Primeira Guerra Mundial, diversos artistas desenvolveram obras que se encaixam na filosofia expressionista. Ernst Barlach (1870 - 1938) e Wilhelm Lehmbruck (1881 - 1919) são os maiores expoentes da escultura expressionista.

O clima tenso pré e pós guerra inspirou artistas que buscavam não só retratá-lo, mas também buscavam transformar o futuro em algo melhor. A arquitetura expressionista se inspirou no Art Nouveau e deu vida a edifícios gigantescos e imponentes, muitas vezes excêntricos.

Arquitetura Expressionista | Aula particular de inglês com arte
Torre de Einstein, por Erich Mendelsohn

A industrialização e os temas envolvendo genética estavam em alta e, por muitas vezes, eram assustadores. Diversas obras literárias e filmes abordaram este assunto, como o romance Alraune de Hans Heinz Ewersque posteriormente se tornou filme; O Golem escrito por Paul Wegener e Henrik Galeen; o clássico Nosferatu de Henrik Galeen, baseado no romance de Bram Stocker e diversos outros.

Nosferatu | Aula particular de inglês com arte
Cena de Nosferatu


Apesar de possuir outros estilos literários, o autor Franz Kafka também criou obras expressionistas.

O teatro expressionista foi responsável pela criação da palavra "robô". Na peça do tcheco Karel Capek, R.U.R. (Rosumovi Univerzální Roboti - Rossum's Universal Robots), a palavra "Roboti", criada pelo autor, denominava "escravo" e era dirigida aos seres criados em laboratório pelo cientista Rossum.


A Ponte e O Cavaleiro Azul


Fique de olho aqui no blog do seu professor particular de inglês, pois em breve postaremos mais artigos relacionados ao Expressionismo, explicando um pouco sobre duas de suas ramificações: A Ponte de Dresden e O Cavaleiro Azul de Munique.

Nenhum comentário:
Postar um comentário