28 de jan. de 2015

Os artistas ferozes do Fauvismo | Aula particular de inglês com arte

Aula particular de inglês com arte | Fauvismo

O post de hoje do site do seu professor particular de inglês é sobre o Fauvismo, estilo de arte que chocou o público ao utilizar as cores de forma totalmente espontânea e sem seguir nenhum padrão anterior. Os artistas que pintavam neste estilo foram apelidados de "les fauves" (as feras em francês) exatamente por pintarem de forma grosseira e com contrastes exagerados.

Características e Influências


O Fauvismo é caracterizado por ser um movimento espontâneo, sem uma organização bem definida como os movimentos artísticos anteriores. Os artistas eram muitas vezes amigos e conhecidos que estudavam juntos temas relacionados à arte. O mais influente deles é Henri Matisse (1869 - 1954) que conhecia bem as técnicas neo-impressionistas e era amigo de Paul Signac. A obra "Luxo, calma e volúpia" apresenta tanto características neo-impressionistas quanto características pós-impressionistas além de referências simbolistas. O título da obra é uma homenagem a uma estrofe de "Uma Viagem a Cietra" de Charles Baudelaire (ver Decadentismo).

Aula particular de inglês com arte | Luxo Calma e Volúpia de Henri Matisse
Luxo, Calma e Volúpia por Henri Matisse, 1904


A principal característica do estilo é o uso de cores extremamente fortes e contrastantes. Foi exatamente por esta característica que o crítico de arte Louis Vauxcelles nomeou os artistas de "les fauves" (as feras) durante o Salão de Outono em Paris , 1905. O termo, inicialmente usado para menosprezar o trabalho dos artistas, acabou agradando o grupo e se tornou uma definição perfeita para o estilo.

Artistas importantes do estilo são: André Derain (1880 - 1954), Maurice de Vlaminck (1876 - 1958), Albert Marquet (1875 - 1947), Charles Camoin (1879 - 1965), Henri-Charles Manguin (1874 - 1949), Jean Puy ( 1876 - 1961) e outros.

Aula particular de inglês com arte | O Pomar por Maurice de Vlaminck
O Pomar POR Maurice de Vlaminck, 1905


Muitos fauves como Matisse, Camoin, Marquet e Manguin foram alunos do simbolista Gustave Moureau (ver Decadentismo e Simbolismo) com quem aprenderam o poder expressivo das cores e se deixaram inspirar por elas. Matisse declarou a respeito de Moureau: "Ele não nos pôs no caminho certo, mas nos desencaminhou." Além de Moureau, outros artistas de outros estilos anteriores também foram influências para a criação das obras dos fauves:

  • Paul Gaugin (ver Sintetismo) com suas cores e delineações foi extremamente importante para Matisse e Derain;
  • Van Gogh (ver Pós-Impressionismo) e suas pinceladas carregadas de tinta influenciaram Vlaminck;
  • Paul Cézanne (ver Pós-Impressionismo) com sua perspectiva diferenciada marcou Matisse;
  • A arte africana foi fundamental para o desenvolvimento do fauvismo em geral.

Choque e febre


Uma das obras expostas por Matisse no Salão de Outono retratava sua própria mulher. A tela intitulada "Mulher com Chapéu" chocou o público e os críticos por apresentar um retrato de uma pessoa conhecida e importante para o artista com tamanha distorção nas formas e principalmente nas cores. Contudo vendedores e colecionadores de arte olharam para a obra com outros olhos e adquiriram não só esta, mas todas as telas fauvistas. Imediatamente após a exposição as obras dos fauves se tornaram o que havia de mais valioso e procurado por toda a França, chegando inclusive a atrair colecionadores de arte dos Estados Unidos e da Rússia.

Aula particular de inglês com arte | Mulher com Chapéu por Matisse
Mulher com Chapéu por Henri Matisse, 1905


Em 1906 os fauves eram os artistas mais importantes na França. Tendo como foco a "alegria das cores", Derain pintou diversas telas retratando o Rio Tâmisa, assim como Monet o fez. A diferença era justamente a abordagem: enquanto as obras de Monet retratavam os efeitos da luz sobre a paisagem, característica típica do Impressionismo, Derain deixava-se levar pelas cores e as faziam explodir em suas telas.

Aula particular de inglês com arte | Efeito do Sol sobre a Água, Londres por André Derain
Efeito do Sol sobre Água em Londres por André Derain, 1906


Como tudo na era moderna a adoração ao fauves foi rápida. Uma das últimas obras do estilo pintadas por Matisse, Luxo II (1907 - 8), já apresentava indícios de novas técnicas e tendências como as que seriam desenvolvidas e aperfeiçoadas pelos cubistas.

Aula particular de inglês com arte | Luxo II por Matisse
Luxo II por Henri Matisse, 1907 - 8

Derain se aproximou de Pablo Picasso e depois seguiu uma abordagem mais clássica; Vlaminck focou seu trabalho em paisagens e se aproximou dos primeiros expressionistas alemães; Matisse continuou com a essência do fauvismo e acabou se tornando um dos mais conceituados artistas do século XX.

Aula particular de inglês com arte | A Dança II por Matisse
A Dança II por Henri Matisse, 1910

Outros estilos e movimentos


Aqui no blog das aulas particulares de inglês do professor Jesse Guelfi já foram feitas postagens sobre diversos outros movimentos artísticos. Pesquise no blog sobre o assunto e compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário