8 de jan. de 2015

Enfrente Deus e os mitos da criação em Xenogears | Aula particular de inglês com games

Aula particular de inglês com games

O post de hoje do site do seu professor particular de inglês é sobre o clássico e controverso RPG lançado para o Playstation em 1998 pela Squaresoft: Xenogears /zinoguiârs/. Diferente de outros RPGs, Xenogears apresenta teorias da psicologia como as de Sigmund Freud e Carl Jung através de seus personagens e questiona o modelo de domínio da massa através da religião e da guerra. Este artigo contém spoilers para quem não jogou e pretende jogar.






Manipulação, controle e guerras


Em Xenogears o jogador assume o papel de Fei, um pintor que, por desejo próprio, não se lembra de seu passado e vive uma vida tranquila na vila Lahan. Durante o jogo, que leva cerca de 50 horas para ser terminado sem a realização das sidequests (eventos paralelos que aprofundam o enredo, mas não são obrigatórios), diversos outros personagens entram em cena.

Aula particular de inglês com games | Fei em Lahan
World Map de Xenogears: Fei chegando em Lahan

A trama de Xenogears se passa em um mundo dominado pelo conflito. Os países da superfície do planeta estão em guerra e todas estas guerras e batalhas são organizadas secretamente por um único país. Claramente Xenogears representa a situação em que vivemos em nosso planeta e as formas de manipulação e lucratividade encontradas através da guerra e da religião.

Solaris, um país estabelecido dentro de uma fortaleza flutuante e invisível graças ao uso extremo de escudos tecnológicos, observa tudo o que acontece na superfície do planeta e controla os Lambs (Cordeiros, todas as pessoas). Através da Ethos, uma organização religiosa, Solaris consegue manipular os Lambs para que eles trabalhem e resgatem relíquias ancestrais que guardam grande tecnologia. Solaris também é a causadora de diversos "desastres naturais" capazes de fomentar novos conflitos.

Em meio a estes trabalhos escravos e escavações, os Gears, robôs gigantes, foram descobertos enterrados nas areias do deserto. Gears de muitas gerações do passado possuem tecnologia incrivelmente mais desenvolvida que os Gears atuais. Os países da superfície, em um conflito interminável, produzem novos Gears, escavam novas tecnologias e, sem se darem conta, fornecem tudo que Solaris deseja: poder e informação.

Além desta metáfora, Xenogears também aborda o uso de nanomachines, microchips e outros artifícios tecnológicos usados para manipulação que já são possíveis nos dias atuais. Um deles por exemplo, chamado de "Limiter", injetado em todas as crianças, permite que os Lambs sejam "desligados" a qualquer momento, bastando Solaris desejar.


Psicologia e interpretações


O mais fantástico de Xenogears é acompanhar a evolução dos personagens e perceber a diferença nas personalidades de cada um. Diálogos não faltam no jogo e a maioria deles carrega significados importantes para o entendimento mais profundo da trama. A divisão criada por Freud, por exemplo, está completamente exposta em Fei: Ego, Super-Ego e Id são claramente retratados no personagem durante todo o jogo.

Aula particular de inglês com games | Fei: Ego, Superego e Id
Fei adulto (Ego), no centro, finalmente domina seu subconsciente e reúne seu Super-ego (criança com poucas boas memórias) com Id (também criança, porém apenas com os traumas)

A culpa que Fei carrega consigo e que, ao mesmo tempo, ele tenta se absolver pois não estava consciente quando tudo aconteceu; As memórias que Elly não consegue explicar e que também a fazem sentir culpada por algo que não lembra de ter cometido; a inocência de Billy em acreditar na religião Ethos e ajudar a enviar crianças para "abrigos" e combater monstros que, na verdade, são as próprias crianças após passarem por experimentos científicos para alimentar o deus em regeneração... Cada personagem possui um background único a ser explorado e desvendado.

Tudo em nome de deus


A origem do mundo em Xenogears é contada aos humanos através do Genesis. A primeira lenda do Genesis diz:

"Long ago, humans were with god in a paradise in the sky called 'Mahanon'. The place was protected by the power of god. Humans were never exposed to the fear or danger of death. However, one day, humans entered god's forbidden garden and ate a fruit which bestowed upon them tremendous intelligence and power. God found out about the incident and the humans were banished from the paradise. The prosperous times were over, and an era of sorrow and hatred began..."

"Há muito tempo, os humanos viviam com deus num paraíso nos céus chamado 'Mahanon'. O lugar era protegido pelo poder de deus. Os humanos nunca eram expostos ao medo ou ao perigo da morte. Contudo, um dia, os humanos entraram no jardim proibido de deus e comeram um fruto que lhes deu uma enorme inteligência e poder. Deus descobriu o incidente e os humanos foram expulsos do paraíso. Estes tempos prósperos acabaram e uma era de tristeza e ódio começou..."

A segunda parte diz:

"Humans banished from the paradise were foolish enough to revolt against god. In order to resist the power of god, they created twelve Anima Relics, and called themselves gods... For 10 days, 10 nights, the world shed its blood, Mahanon was enveloped in flames. But human strength was no match for god and the arrogant humans were destroyed by god's anger. Only a few righteous men were left on the land. However, god was also tired and wounded. He decided to rest in the deepest depths of the earth. God's rest was long. But eternity is only a moment to god. Since then, the righteous men who didn't revolt against god had to live in the harsh nature by themselves, being in constant fear of death... When the righteous men's children are born again, god will awaken from his long rest and give a helping hand to them."

"Os humanos, expulsos do paraíso foram bobos o bastante para se revoltarem contra deus. Para resistirem ao poder de deus eles criaram as doze Relíquias de Anima e se intitularam deus... Por 10 dias e 10 noites o mundo derramou seu sangue, Mahanon fui consumida por chamas. Mas a força dos humanos não era suficiente para conter a de deus e os humanos arrogantes foram destruídos. Apenas poucos homens direitos foram deixados vivos. Contudo, deus também foi ferido e se cansou. Ele decidiu então descansar nas profundezas da terra. O descanso de deus foi longo, mas a eternidade é apenas um momento para deus. Desde então, os homens direitos que não se revoltaram contra deus tiveram que viver na natureza severa por si próprios, em constante medo da morte... Quando os filhos dos homens direitos nascerem novamente, deus acordará de seu longo descanso e os ajudará."

Basicamente o que foi ensinado aos humanos foi uma invenção para fazê-los acreditar que estavam fazendo as coisas certas e que seriam salvos no final. Retirando a lenda e fazendo uma tradução em fatos cabíveis e tangíveis dentro do universo do jogo, o que o Genesis de Xenogears conta é na verdade a história de outros humanos que já dominavam viagens espaciais e supertecnologias. Estes humanos descobriram uma fonte inesgotável de energia, o Zohar, e, a partir dela, criaram deus, a arma de destruição perfeita para a conquista de outros planetas.

Contudo deus se mostrou extremamente perigoso ao desenvolver sua própria inteligência artificial. Para detê-lo, os humanos os aprisionaram em Eldridge, uma nave gigantesca, para que fosse destruído. Durante a viagem deus percebe o que está para acontecer e toma conta de toda a nave. Uma sequência de autodestruição é iniciada e  os destroços da nave, junto com deus enfraquecido caem no planeta mais próximo. Deus, na esperança de ser reencontrado e revivido, entra em modo de restauração e cria uma entidade humana, que se reproduzirá e, um dia, o reencontrará.

Aula particular de inglês com games | Batalha contra deus
Batalha final contra a arma de destruição suprema: o Gear deus
Passados 9999 anos, os humanos que hoje habitam o planeta redescobrem os destroços de Eldridge e suas tecnologias perdidas. Incrivelmente, toda esta grande revelação do jogo é contada na animação de abertura sem que saibamos!



Discussões e teorias


Xenogears oferece um vasto mundo com uma história extremamente profunda e complexa que leva os jogadores a questionarem valores, ideais e formas de manipulação em geral. As questões abordadas por Fei durante o jogo também são questões que muitos de nós nos perguntamos em diversos momentos.

O universo Xenogears é tão vasto que o jogo é apenas o Episódio 5 de uma série de 6. Os outros episódios, que descrevem detalhadamente como os humanos criaram deus, a queda de Eldridge e diversos outros fatos foram lançados no livro Xenogears: The Perfect Works somente no Japão. Contudo uma versão traduzida por fãs para o inglês pode ser encontrada neste link.

Xenogears foi lançado para o Playstation e também possui uma versão digital na PSN no Playstation 3.

Você já jogou Xenogears? Gosta de RPGs? Comente e compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário