Como você reagiria caso se deparasse com uma pessoa que afirmasse ser de outro planeta e demonstrasse possuir um conhecimento fora do comum? Seria um lunático ou seria de fato um extraterrestre? O post de hoje do site do seu professor particular de inglês é sobre o filme K-Pax, cujo protagonista é esta pessoa que afirma não ser do planeta Terra.
![]() |
K-Pax: Mude a maneira como você olha para o mundo |
A verdade que não quer ser vista
K-Pax apresenta a história de prot (escrito em letra minúscula mesmo), interpretado por Kevin Spacey (ver Beleza Americana), que diz ter vindo do planeta K-Pax para visitar a Terra. Como isto soa bastante entranho, prot é internado numa clínica psiquiátrica para tratamento e acaba por se tornar o caso mais intrigante do Dr. Mark Powell (Jeff Bridges) que dedica todo o seu tempo na tentativa de descobrir a causa do distúrbio mental e curá-lo.
Quanto mais Dr. Powell conhece prot, mais complexo fica seu caso. Prot demonstra ter um conhecimento fora do comum sobre a vida e apresenta críticas sociais e ambientais que enfrentamos hoje como questões de pura ignorância que poderiam ser totalmente revertidas se não fossem os maus tratos causados à natureza em nome do lucro; prot também se mostra encantado por frutas, uma vez que elas não existem em K-Pax; o mais intrigante, porém, é quando prot explica onde fica K-Pax com todas as coordenadas necessárias para se viajar até lá e equações matemáticas ainda desconhecidas pelos mais renomados cientistas.
Dentro da clínica prot se torna amigo dos pacientes, alguns com anos de internação e sem sinal de melhoras, e começa a ajudá-los a se curarem de seus traumas com sugestões básicas que fazem apenas o indivíduo usar a própria mente para se curar e superar seus medos. Isto gera bastante desconforto para os psiquiatras, uma vez que eles investem em drogas e em métodos complexos e, na grande maioria das vezes, não obtêm resultados positivos.
![]() |
Dr. Powell conversando com prot no jardim da clínica |
Durante o filme Dr. Powell parece mais interessado em desmentir prot do que curá-lo. Suas crenças não o permitem acreditar nas palavras de prot, pois se acreditasse, sua credibilidade como psiquiatra seria perdida.
Sensibilidade e sinceridade
Em todos os diálogos com prot torna-se evidente o quanto nós humanos precisamos nos desenvolver para podermos encontrar o equilíbrio com a natureza. As falas de prot são sinceras, diretas ao ponto, sempre com soluções simples para problemas que nem deveriam existir. Além desta sinceridade, prot também é capaz de conversar com animais, surpreendendo Dr. Powell ao se tornar amigo de seu cão, considerado bravo e antissocial.
![]() |
prot conversando com um cão |
Extraterrestre ou lunático?
Durante todo o filme esta pergunta fica no ar: prot é realmente um extraterrestre ou apenas mais um lunático? Conforme o trabalho do Dr. Powell avança essa questão se torna cada vez mais complexa. Seu professor particular de inglês recomenda assistir ao filme para descobrir a resposta desta pergunta!