18 de dez. de 2014

Conheça o Cloisonismo | Aula particular de inglês com arte


Aula particular de inglês com arte

O post do site do seu professor particular de inglês hoje é sobre o estilo de arte conhecido como Cloisonismo que surgiu no final do século XIX. O Cloisonismo é um estilo onde as formas simples são utilizadas com fortes contornos a fim de separá-las. O nome do estilo vem do termo francês cloisonner que significa dividir, separar.

Origem e objetivo

Criado pelos franceses Émile Bernard (1868 - 1914) e Louis Anquetin (1861 - 1932), o estilo teve suas raízes nos vitrais e nas xilogravuras japonesas, as mesmas que inspiraram artistas pós-impressionistas como Van Gogh e Toulouse Lautrec, que aliás, eram conhecidos de Bernard e Anquetin. O pintor Paul Gauguin foi fortemente influenciado pelo estilo durante a definição do seu Sintetismo.

Aula particular de inglês com arte | Obra de Anquetin
Mulher à beira d'água, Louis Anquetin



O objetivo dos cloisonistas era expressar emoções e sentimentos interiores. Os primeiros trabalhos de Bernard e Anquetin retratavam temas urbanos. Foi após a troca de ideias com Gauguin que os temas passaram a ser a vida dos camponeses da Grã-Bretanha e as cenas bíblicas.

Aula particular de inglês com arte | Obra de Bernard
Colhedores de Trigo em Pont-Aven, Émile Bernard, 1888

Influências

Rapidamente diversos artistas se aproximaram de Bernard e Anquetin e o grupo criado por eles passou a ser conhecido como Escola de Pont-Aven. No mesmo período o crítico Edouard Dujardin fez uma descrição formal do estilo durante uma exposição do grupo Os Vinte.

O Cloisonismo teve grande influência internacional, a começar por Paul Gauguin. Também teve impacto sobre o Art Nouveau, por ter o mesmo fim decorativo e não interpretativo, e ainda auxiliou os Nabis a alcançarem o estilo expressionista.

Este e outros estilos de arte são estudados nas aulas particulares de inglês do professor Jesse Guelfi. Continue acompanhando o site, pois outros estilos serão apresentados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário