4 de dez. de 2014

Ordem de Rosa Cruz e seus artistas | Aula particular de inglês com arte

Aula particular de inglês com arte

Enquanto o grupo Os Vinte, fundado na Bélgica, continha artistas de diversos movimentos, um outro grupo, fundado na França, reunia artistas com objetivos comuns. O rápido post de hoje no site do seu professor particular de inglês é sobre o grupo Ordem de Rosa Cruz.

Simbologia e misticismo

A crise fin-de-siècle motivou muitos artistas simbolistas a rebuscarem temas românticos, místicos e exóticos. Isto, associado à retomada do catolicismo na França, levou alguns artistas a retratarem a religião de forma organizada, outros a retratarem-na através de crenças não-religiosas (como os decadentistas) e outros ainda a explorarem o oculto religioso.

O grupo Ordem de Rosa Cruz foi fundado pelo romancista e empresário Sâr Joséphin Péladan (1859 - 1918) em 1891 em Paris com o intuito de promover as artes que se associavam a estes temas. Temas relacionados à paisagens naturalistas e camponesas eram proibidos.

Aula particular de inglês com arte | Retrato da Madame Stuart Merrill
Retrato da Madame Stuart Merrill, Jean Delville, 1892



Muitos artistas se reuniram ao redor de Péladan e as obras expostas eram bastante diversificadas, retratando desde sentimentos satânicos, como as de Jean Delville (1867 - 1953), a sentimentos católicos, como as de Carlos Schwabe (1866 - 1926). Entre os artistas estavam Edmon Aman-Jean, Armand Point e Alexandre Séon. A inspiração deles vinha de obras de Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire.

Aula particular de inglês com arte | A Virgem dos Lírios
A Virgem dos Lírios, Carlos Schwabe, 1889

Em 1891 os salões se tornaram festas visuais de arte, música e literatura nos quais os princípios rosa-crucianos eram apresentados. Entre 1892 e 1897 aconteceram em Paris seis Salões e cerca de 230 artistas expuseram suas obras. Os Salões de Rosa Cruz foram de grande importância para os artistas simbolistas e de outros movimentos que compartilhavam seus ideais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário