11 de dez. de 2014

Salve o Japão em uma obra de arte viva | Aula particular de inglês com games

Aula particular de inglês com games

Aula particular de inglês com games | Okami

Quando misturamos estilos artísticos com games podemos ter grandes resultados. Diferente de Limbo, cujo game mostra a Alemanha moderna e o expressionismo, outro game se mostra uma obra de arte viva e interativa. É o caso de Okami, o assunto de hoje no site do seu professor particular de inglês.

Restaurando a natureza

Lançado em 2006 para Playstation 2, Okami é um jogo de ação com elementos de RPG que apresenta um cenário vasto, com lendas e mitos japoneses e que segue moldes de segue moldes de The Legend of Zelda em seu desenvolvimento. Por seus atributos artísticos, design inovador, enredo e trilha sonora, Okami é considerado uma obra de arte completa em forma de game.

Aula particular de inglês com games | Abertura de Okami
Introdução do jogo contando como Orochi foi aprisionado

Okami começa quando o Japão antigo é ameaçado por Orochi, um dragão de oito cabeças, que é libertado de sua prisão. De acordo com a tradição local, a cada 100 anos durante a noite, uma donzela deveria ser oferecida a Orochi para que ele deixasse o Japão em paz. Porém em uma dessas noites algo não sai como esperado e Orochi se liberta espalhando as trevas por todo lugar e destruindo a natureza.

Aula particular de inglês com games | Processo de restauração da natureza
Processo de restauração de uma árvore atingida pela energia de Orochi: ao desenhar um círculo com o Celestial Brush a árvore floresce novamente

É neste momento que a deusa Amaterasu renasce na pele de um lobo branco com a missão de restaurar a natureza enfrentar e Orochi utilizando seu pincel celestial.

Nem tudo são flores

Amaterasu é gentil, madura, adora dormir e odeia banho! Apesar de não saber falar, ela entende tudo o que ouve. Durante toda sua jornada ela é acompanhada pelo artista nômade Issun (não, ele não é uma pulga - mas você vai passar boa parte do jogando questionando nisso). Issun é o oposto de Amaterasu, ou Ammy (como ele costuma chamá-la): é exageradamente falante e agitado! Issun fala demais e, por consequência disso, aumenta a quantidade de textos a serem lidos. Não há dublagem para os personagens, portanto dominar o inglês é essencial para o desenvolvimento e entendimento do jogo.

Aula particular de inglês com games | Amaterasu e Issun
Amaterasu e Issun

Com Orochi livre, as florestas, rios, lagos e montanhas ficam cobertos pelas trevas. Amaterasu, com seu pincel celestial é a única capaz de banir as trevas e recriar toda a natureza aos poucos.

Estilo e reconhecimento

Okami possui um estilo gráfico em cel-shading único. O conceito artístico do jogo se misturou ao próprio tema do game e com trilha sonora e enredo impecáveis Okami ganhou mais de vinte prêmios incluindo “Jogo do Ano de 2006” pela IGN, pela Edge Magazine e pela Game Revolution. Contudo a obra não teve muita força em vendas, mas, mesmo assim, ganhou uma versão para Nintendo Wii em 2008 e uma versão em HD para Playstation 3 em 2012.


Você já jogou Okami? O que achou? Deixe seu comentário e compartilhe o post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário