9 de dez. de 2014

Conheça a carreira de Donna Summer | Aula particular de inglês com música

Aula particular de inglês com música

O post de hoje do site do seu professor particular de inglês é sobre uma das cantoras preferidas do seu professor; uma mulher cujos sucessos atravessaram décadas e ainda marcam presença em rádios e festas ao redor do mundo, a Rainha da Disco Music: Donna Summer.

Lady of the Night

LaDonna Adrian Gaines nasceu em 31 de dezembro de 1948 em Boston nos Estados Unidos. Contudo, seu primeiro disco sequer foi lançado em sua terra. Donna Summer cantava como backing vocal numa gravação do grupo Three Dog Night quando conheceu os produtores Giorgio Moroder e Pete Bellottee. Os três começaram a trabalhar juntos e em 1974 o material produzido foi enviado para a Groovy Records na Europa tornando-se o primeiro álbum da cantora: Lady of the Night.

Aula particular de inglês com música | Capa do primeiro disco de Donna Summer
Capa do primeiro disco de Donna Summer

Foi em 1975 que a cantora estreou nos EUA com seu segundo álbum, Love to Love You Baby. A música que dava nome ao álbum, logo de cara, alcançou a posição número 2 na Billboard e a disco music que ainda estava começando a surgir se fortaleceu.

I Feel Love, seu primeiro sucesso a alcançar a 1ª posição no Reino Unido, veio em 1977. Nos EUA, também em 1977, ela alcançou o 1º lugar com MacArthur Park. Estes dois sucessos foram apenas os primeiros a alcançarem esta posição, visto que Donna Summer foi a primeira artista a emplacar três álbuns duplos consecutivos no topo das paradas americanas e a primeira a possuir quatro singles em primeiro lugar no período de treze meses!

Aula particular de inglês com música | Donna Summer e Rita Collidge
Donna e Rita Coolidge no Music for Unicef

Em 1979 Donna Summer se apresentou ao lado de colegas como Rita Coolidge, Abba, Bee Gees, Olivia Newton John e Earth, Wind and Fire no Music for UNICEF Concert para arrecadar fundos para ajudar as crianças do mundo. Neste período ela já havia começado a trabalhar em seu álbum de maior sucesso, Bad Girls, dos quais os singles Hot Stuff, Bad Girls e Dim All The Lights se destacaram.

Aula particular de inglês com música | Capa de Bad Girls
Capa de Bad Girls

Neste mesmo ano houve um lançamento à parte que rendeu mais uma posição no topo das paradas. Foi a parceria com Barbra Streisand, o hit No More Tears (Enough is Enough).

Sua primeira década de sucessos foi conluída com mais um grande sucesso, a coletânea On The Radio: Greatest Hits Volume I and II.

O fim da era Disco

Durante a sua primeira década de sucessos, Donna Summer se mostrou bastante versátil ao incorporar ao seu estilo diversos outros que floresciam ao seu redor. No próximo post sobre Summer veremos como ela lidou com o fim da era disco e continuou sua carreira de sucesso.
Fiquem de olho e assista abaixo uma apresentação ao vivo de Bad Girls!

Nenhum comentário:
Postar um comentário