O post de hoje do site do seu professor particular de inglês é sobre o famoso musical O Fantasma da Opera. Seu professor assistiu a uma das apresentações durante o período em que morou em Londres.
Cante para mim!
Escrito e composto por Andrew Lloyd Webber, o musical é baseado no romance homônimo de Gaston Leroux e conta a história da soprano Christine Daaé cujo talento é desenvolvido por um tutor de rosto desfigurado e desconhecido, obcecado por ela.
O musical começa com um leilão, em 1905, de antigos itens da fictícia Ópera Populaire. Dentre os itens a serem leiloados estão os destroços de um candelabro que misteriosamente causou um acidente durante uma apresentação e o caso, inexplicado, ficou conhecido como o "Caso do Fantasma da Ópera". Ao anunciar o candelabro, o musical volta no tempo para mostrar o que de fato aconteceu na ocasião e tentar explicar o caso.
Agora, em 1881, o elenco está ensaiando para apresentar um novo espetáculo ao público, porém diversos acontecimentos estranhos ocorrem a todo instante. Desde barulhos a objetos que caem, cada incidente faz com que a crença de que a casa seja mal assombrada se fortaleça. O que começa realmente a deixar o elenco intrigado são, contudo, cartas e bilhetes que aparecem misteriosamente exigindo mudanças na peça e exigindo que a bailarina Christine seja a Pima Donna (cantora principal da ópera). Contudo, nada é mudado para a apresentação e Christine é mantida como bailarina. Isto apenas deixa o "fantasma" furioso.
Christine (Sarah Brightman) e o Fantasma (Michael Crawford) atravessando um lago |
Superprodução e quase 30 anos de história
A primeira apresentação do Fantasma da Ópera foi em 1986 no West End, em Londres. No elenco original estavam Michael Crawford como o Fantasma, Steve Barton como Raoul e Sarah Brightman como Christine. O Fantasma da Ópera é a segunda produção musical mais bem sucedida da história, com mais de U$ 5 bilhões arrecadados, ficando atrás apenas de Rei Leão (O Musical).
Cada cena do musical é tão bem dirigida e interpretada que faz com que o espectador acabe ficando imerso no enredo de forma natural e questione a si mesmo as questões que assombram Christine com relação à identidade ou existência do seu tutor.
Em 2011 foi realizada no Royal Albert Hall uma apresentação especial comemorando o vigésimo quinto aniversário do musical. O especial está disponível em DVD, em Blu-Ray e no Youtube. A versão colocada online, contudo, não possui legendas, logo o inglês será fundamental! Para quem ainda não assistiu, é obrigatório. Para quem já assistiu, também é uma excelente forma de reviver o clássico.
![]() |
O Fantasma (Ramin Karimloo) durante a apresentação de 25 anos |
Divirta-se!