19 de fev. de 2015

Descubra o passado da bruxa Bayonetta | Aula particular de inglês com games

Aula particular de inglês com jogos

O post de hoje do site do seu professor particular de inglês é sobre uma série recente e criticamente aclamada do mundo dos games: Bayonetta. Nos games a personagem homônima, uma bruxa que não lembra de seu passado, parte em uma investigação para desvendar sua origem, mas acaba por descobrir que é um dos personagens principais de uma grande conspiração que dura mais de 500 anos.

Aula particular de inglês com games | Bayonetta





Ingredientes para a bruxaria


Bayonetta é um game produzido pela Platinum Games em 2010, onde muitos dos membros são ex-funcionários da extinta Clover Studios que era subsidiária da Capcom. O diretor e criador de Bayonetta é Hideki Kamiya, responsável por Okami, alguns jogos da série Resident Evil, Viewtiful Joe, Devil May Cry e outros.

O universo de Bayonetta é composto por três dimensões chamadas de "Trinity of Realities", sendo elas: Luz (Paradiso), Caos (Mundo Humano) e Escuridão (Inferno). As três são interdependentes, porém são separadas e apenas aqueles com poderes mágicos mais desenvolvidos são capazes de se transportar de uma para a outra com facilidade.

Aula particular de inglês com games | Bayonetta Trinity of Realities
Trinity of Realities

No passado dois grandes grupos eram responsáveis pelo equilíbrio da dimensão do Caos: Os Lumen Sages (Luz), que possuíam uma jóia chamada Right Eye, e as Umbra Witches (Escuridão), que possuíam o Left Eye. Contudo em determinado momento um dos Lumen Sages se apaixona por uma Umbra Witch e, deste relacionamento, nasce a "Impure Child", Bayonetta.

Tempos depois inicia-se uma guerra entre os dois clãs e as Umbra Witches se saem vitoriosas. Porém, em forma de rumor, é espalhado para os humanos que as bruxas são seres malignos e que devem ser exterminadas, dando início às Witch Hunts. Neste período Bayonetta é confinada num caixão e fica adormecida no fundo de um lago por 500 anos.

Aula particular de inglês com games | Bayonetta no fundo do lago
Bayonetta adormecida no fundo do lago

Muitos aspectos da trama de Bayonetta são metáforas de nossa história real: o poder feminino antigo sendo suprido pelo masculino, as caças às bruxas iniciadas pela igreja, a ascensão e domínio religioso, etc.

As atuações dos dubladores são impecáveis e a voz de Bayonetta é emprestada pela atriz britânica Hellena Taylor. Com muitas cenas de diálogo e também textos, o game é uma fonte gigantesca de vocabulário!


Uma bitc... quer dizer, witch!


A mistura de elementos no game tinha tudo para dar errado: Uma personagem feminina inteligente e ao mesmo tempo com forte sex appeal; muita ação e diferentes armas, que vão desde pistolas mágicas encaixadas nos saltos dos sapatos à um sabre de luz; doses de comédia combinadas com enredo profundo, com metáforas sobre nossa história real, e com personagens caricatos. Porém, durante o game, tudo magicamente se encaixa tornando Bayonetta uma experiência única e denominando um estilo chamado de "Climax Action", utilizado apenas para designar os dois jogos da série.

Aula particular de inglês com games | Bayonetta invocando seus poderes
A roupa de Bayonetta é feita de cabelo. O uso de suas magias faz com que o cabelo se concentre na abertura de portais enquanto ela fica nua

As armas e acessórios mágicos utilizados por Bayonetta possuem sempre um background explicando como foram criados. Alguns, por exemplo, são retirados de diferentes mitologias enquanto outros são baseados em mulheres reais que tiveram papeis importantes na nossa história. Isso da ao game um embasamento maior, fazendo com que a cidade fictícia de Vigrid pareça existir de verdade. As quatro pistolas principais de Bayonetta são chamadas de Scarborough Fair, uma referência a uma tradicional e antiga música inglesa. Em cada uma das pistolas está pendurado um símbolo das quatro ervas mencionadas na canção: Parsley (Salsa), Sage (Sálvia), Rosemary (Alecrim) e Thyme (Tomilho), todas importantes ervas para as antigas bruxas inglesas e celtas.

Aula particular de inglês com games | Scarborough Fair
As quatro pistolas favoritas de Bayonetta: Scarborough Fair


Vamos dançar!


Os diversos golpes de Bayonetta montam uma espécie de coreografia enquanto uma versão "Climax" da canção "Fly me to the Moon" de Frank Sinatra toca ao fundo na maior parte das batalhas. Durante o game o jogador confrontará com diversas lembranças que vão e voltam na cabeça de Bayonetta, principalmente quando a misteriosa Jeanne aparece.

Aula particular de inglês com games | Bayonetta "Let's Dance"


Para quem gosta de jogos de ação e de enredos desenvolvidos, Bayonetta é um prato cheio. O primeiro jogo foi lançado em 2010 para Xbox 360 e Playstation 3, ganhou diversos prêmios e foi aclamado pela crítica. Em 2012 a continuação, Bayonetta 2, foi anunciada e lançada em 2014, sendo exclusiva para Wii U e contendo o primeiro jogo remasterizado. Bayonetta 2 também foi altamente aclamado pela crítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário